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Enviada em: 25/09/2017

De acordo com a teoria de Foucault, na sociedade, há instituições que possuem o poder disciplinar a vida dos cidadãos. Nessa perspectiva, a família como um micropoder, tem um papel fundamental no comportamento das crianças, inclusive no seu desempenho escolar. Entretanto, a grande maioria dos pais brasileiros não instigam seus filhos a valorizar os estudos, devido, principalmente, a falta de tempo e a ausência de consciência da importância da educação.  Segundo o sociólogo polonês Bawman, o mundo se tornou líquido, assim, os momentos são acelerados e as relações são superficiais. Dentro dessa ``fluidez`` do momento presente, somado a ausência de tempo, os pais não cumprem com seu papel de acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. Nesse sentido, nota-se que os adultos trabalham muito para garantir um boa escola aos menores, mas não acompanham os seus rendimentos escolares. Com isso, a deficiência do incentivo familiar contribui para repetência e evasão escolar da crianças. Assim, é notório que o paradigma atual não contribui para que os adultos despertem, nos juvenis, o interesse pelo conhecimento.   Nesse contexto, outro fator fomenta essa problemática, a existência de pais inconscientes da importância da educação. E observado que, principalmente nas classes mais baixas, muitos adultos não  sabem como devem presenciar a evolução do filhos na escola. Isso ocorre, devido a pais analfabetos ou analfabetos funcionais, os quais não  conseguem cobrar das crianças as tarefas escolares. Assim, ha no ambiente familiar uma cultura de desinteresse pelos assuntos didáticos, bem como pela leitura. Já que na família as crianças obtém sua primeira concepção de modo de vida, imitam a falta de interesse pelo saberes.   Fica claro, portanto, que medidas precisam ter tomadas para melhorar a integração entre família e escola. Para isso, é imperioso que o a mídia, através de novelas e programas, alerte os pais sobre a importância de obter tempo para a educação dos filhos. Ademais, cabe ao Ministério da Educação realizar no dia da matricula dos alunos nas escolas, palestras sobre como ocorrera o planejamento escolar e como cobrar dos filhos as tarefas que serão realizadas. Por fim, e necessário manter e aumentar os programas de educação para adultos, para que haja pais que saibam orientar seus filhos nos estudos. Dessa forma, poderemos imaginar uma realidade em que a família cumpre com eficiência seu micropoder.