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Enviada em: 26/09/2017

Ao analisar as causas que levam à educação de crianças e jovens ao déficit observado, nota-se, que as causas interescolares, como a família, devem ser o alvo das mais recentes discussões que visão uma melhoria na obtenção de resultados. Inicialmente, é importante perceber que, o sistema educacional vigente, difere do existente na antiguidade. Antes o que era um privilégio de poucos, hoje é garantido pelo ensino público. Porém, tendo em vista fatores como a evasão escolar e a repetência nos anos letivos, vê-se que elementos exteriores estão ligados, diretamente, ao não desenvolvimento na educação. Seguindo essa linha de pensamento, estudiosos devem ter os seus olhos voltados à participação da família na vida acadêmica dos seus filhos, levando em conta que, na maioria dos casos, por trás do abandono da sala de aula e da falta de sucesso em testes de conhecimento, estão conflitos familiares e a falta de interesse dos pais nas suas atividades escolares. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dando ênfase ao pensamento do filósofo Immanuel Kant, onde o mesmo diz que o homem nada mais é do que aquilo que a educação faz dele, faz-se necessário que, primeiramente, o Ministério da Educação em parceria com as escolas , disponibilizem assistentes sociais que busquem analisar e incentivar as famílias a uma maior participação na vida escolar dos seus filhos. Por último, cabe aos familiares conscientizar-se da sua importância em cada âmbito da vida das crianças e jovens. Só assim, tornar-se-á notória uma melhoria no sistema educacional.