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Enviada em: 09/10/2017

No século XX, pós Primeira Guerra Mundial, a Europa vivia uma crise econômica. Assim, houve a necessidade da mulher entrar no mercado de trabalho, com intuito de complementar a renda familiar. Dessa forma, na contemporaneidade, observa-se a negativa diminuição da participação dos pais nas vidas das crianças e a ausência de cobranças, em relação, aos compromissos escolares.        Segundo o filósofo John Locke, " o homem é uma tábua rasa". Nessa concepção, nota-se o crescimento humano como forma de amadurecimento e aprendizado, pois necessita da Instituição Social  -família- para aprender a viver em sociedade e posteriormente ser inserido ao colégio. Assim, os parentes são vistos como base para o indivíduo, por isso, a ausência dessa relação primária dificulta o bom desenvolvimento escolar.      Outrossim, a " modernidade líquida" citada pelo filósofo Zygmunt Bauman esclarece a falta dos familiares nas tarefas escolares das crianças. Isso porque, os pais precisam trabalhar, e utilizam os momentos de lazer para descansar do cotidiano exaustivo, logo, os filhos ficam sem suporte para realizarem as lições de casa. Com isso, percebe-se na escola o desinteresse dos alunos por aprender, pois não possuem incentivo dos parentes.         Torna-se evidente, portanto, a carência de responsabilidades das crianças com os exercícios exigidos, já que não são ajudadas pela família. Assim, a mídia deve investir em campanhas, com objetivo de denotar a importância da participação dos pais nas atividades dos filhos, através de publicidades explicativas. O Ministério de Educação, por sua vez, precisa investir em atividades que exijam a presença dos responsáveis, por meio de aulas extracurriculares aos fins de semana. Logo, essas medidas tendem a melhorar a qualidade da educação no mundo.