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Enviada em: 10/10/2017

Nas últimas semanas, uma propaganda vinculada ao governo federal está em circulação por toda a mídia. A mesma expõe as novas propostas para a educação, entre elas, a escola em tempo integral. Tal medida é bastante discutida porque apesar de benéfica por oferecer diversas atividades extracurriculares também pode diminuir a participação dos responsáveis.Esse decréscimo é muito prejudicial, pois os jovens têm na família sua primeira referência. E se quem deveria inspirar se omite, a tendência é a desmotivação do aluno.   Dessa maneira, o ambiente familiar deve estimular a criança desde seu nascimento, educando-a de forma a instigar a sua curiosidade e o gosto pelo conhecimento.Visto que, como o postulado pelo filósofo Hegel,é em casa que o indivíduo constrói sua base ética. Demais, existem pesquisas as quais relacionam a escolaridade da mãe ao desempenho escolar do filho. Afinal,geralmente são elas a ajudar nas tarefas domiciliares, além de levarem eventos culturais.Ou seja, quanto mais estimulado é a criança mais propicia ela estará para ser escolarizada.    Logo, quanto o maior o envolvimento dos parentes, mais significativas serão as mudanças nos colégios. Isso porque o corpo discente passará a respeitar mais o ambiente de aprendizagem e quem a promove,o professor. Devido ao fato de que independentemente da matéria dada ser algo de seu agrado ou não, o valor dado pelo conhecimento será o principal. Por conseguinte, cenas comuns atualmente como a degradação das salas de aula ou a injúria ao mestre terão fim. Bem como a prática da leitura a qual deixará de ser uma obrigação e tornar-se-a um prazer. Outrora,não é possível omitir a importância do educador, cujo a instrução e o amor pela profissão são fundamentais para o ensino.     Assim, a tarefa de preparar um cidadão é uma tarefa conjunta entre escola e família. Por isso, cabe ao Ministério da Educação preocupar-se com essa interação, principalmente,após a mudança para o horário integral.Esse setor do governo pode, por exemplo, exigir dos diretores que convoquem reuniões de responsáveis regularmente e também promovam mutirões ou festas folclóricas para trazê-los ao colégio. Além disso, a própria escola pode oferecer ensino para adultos em horários alternativos preparando-os para ajudar seus filhos e atingir um futuro melhor.