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Enviada em: 08/10/2017

Immanuel Kant afirmava que "a educação é o maior e mais árduo problema imposto ao homem", em que a escola e a família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Porém, a sociedade verde-amarela sofre, hodiernamente, com os obstáculos do progresso do ensino das crianças vinculado à importância do núcleo familiar, o que se deve a fatores estruturais e comportamentais, os quais necessitam ser destacados.    Em um primeiro plano, é evidente que a questão do alto índice, ainda na modernidade, de analfabetismo entre adultos corrobora na dificuldade de aprendizado dos filhos desses indivíduos. Nesse sentido, quando Platão afirma que "o que não se tem ou o que não se sabe, também a outro não se poderia dar ou ensinar", ratifica que essa porção de pais não dispõe dos conhecimentos primordiais da língua para auxiliar e acompanhar o progresso da educação de suas crianças. Dessa forma, há um aumento exponencial de jovens que não completam o ensino básico pela falta de dialogo em casa.     Em um segundo plano, é indubitável que a questão do inadequado reflexo familiar aos filhos corrobora em lamentáveis condutas de estudantes nas escolas. Nessa perspectiva, quando Émile Durkheim afirma que o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar, ratifica que a partir do momento em que uma criança vive em uma família que rejeita-a e difunde comportamentos agressivos no lazer, o ser em desenvolvimento tende a adotar essas práticas na vivência em grupo. Desse modo, o desempenho desses alunos nas instituições de ensino é reduzido drasticamente, além disso eleva-se o risco ,muito comum, deles se aproximarem do trafico de drogas para alcançar um objetivo de vida.      Torna-se evidente, portanto, que esse cenário inaceitável se deve a fatores estruturais e comportamentais. Immanuel Kant afirmava que "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele" seguindo essa premissa, medidas fazem se necessárias para a resolução da problemática. É preciso que o Programa Brasil Alfabetizado junto às emissoras de rádio ampliem o aumento da escolarização básica para jovens e adultos por meio de campanhas de divulgação do sistema em intervalos de propagandas e comerciais a fim de promover o acesso ao ensino. Outrossim, é mister que o Executivo Federal e as escolas invistam no setor de pedagogia recorrendo a capacitação de professores qualificados a fim de orientar à família a mudar sua postura frente aos seus filhos. Assim, os contextos fundamentais para o desenvolvimento da educação; familiar e escolar encontrarão a harmonia de modo a criar um legado baseado nos conceitos de Immanuel Kant.