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Enviada em: 20/12/2017

A infância é o estágio da vida de um ser humano em que quase tudo é aprendizado. Boa parte do que ele aprende quando criança o definirá quando estiver na fase adulta. Nesse contexto, a família e a escola são os  pilares fundamentais para a formação educacional das crianças, pois mantêm entre si uma relação de complementaridade que precisa ocorrer  necessariamente por meio do diálogo.  Quando uma comunicação eficiente é criada entre a família e a escola é possível garantir uma educação de qualidade às crianças. A explicação para isso é que eficácia do aprendizado de uma criança também depende da qualidade da interação entre essas duas entidades. Dessa forma é imprescindível que  essa interação  seja permeada pelo diálogo constante o qual deve esclarecer questões que tangem o contexto educacional da criança como um todo, por exemplo, sua situação  em relação ao desempenho escolar, ao comportamento do dia a dia demonstrado por ela na escola ou  no ambiente familiar, alguma crítica, sugestão e também elogios. Assim, quanto maior a clareza  sobre esses assuntos, mais eficiente é o suporte ao desenvolvimento educacional da criança.   O grande empasse  é quando  a família  não participa da escola e/ou  a escola não oferece atenção adequada à criança, deixando-a à parte em algumas situações. Um exemplo bem claro  é quando a criança está sofrendo bullying na escola . Em boa parte das vezes, somente se descobre esses fatos em uma fase avançada, pois tanto a escola quanto a família falharam em acompanhá-la, não oferecendo uma atenção adequada.   Diante dos fatos expostos, percebe-se que  a família e a escola são o suporte para o desenvolvimento educacional da criança, mas nem sempre isso acontece. Para tentar evitar esse problema é preciso que os membros do poder legislativo brasileiro crie um lei que estabeleça deveres e obrigações para essas entidades em prol do desenvolvimento educacional da criança.Esses deveres e obrigações poderiam ser a participação obrigatória dos pais em reuniões escolares, as quais, em consequência, receberiam a devida atenção  que fazem jus  assim como o diálogo acerca da  criança e seu contexto educacional.