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Enviada em: 13/07/2019

"O homem é um animal político", assim afirmou o filósofo Aristóteles. Com efeito, a política, afim com o ato de governar buscando o bem-estar comum, está atrelada aos direitos cabíveis a cada cidadão. Nesse aspecto, é preciso que a população, como um todo, tenha profundo conhecimento acerca dessa temática. No entanto, no Brasil, é visível que isso não ocorre, principalmente entre a parcela mais jovem, o que leva a inúmeras adversidades. Cabe, então, analisar os motivos e os efeitos desse panorama, para, de alguma forma, revertê-lo.       Em primeiro lugar, é perceptível que os jovens brasileiros são muito desinformados sobre esse assunto. Nesse pensamento, o filósofo Platão, em sua obra A República, atesta que, para haver o ato político, é necessário que os cidadãos tenham plena participação, isto é, conhecimento engajado. Assim, como, no Brasil, existe pouca divulgação desses temas, as pessoas tendem a não compreender a sua necessidade, ou seja, não tomam parecer sobre seus direitos e deveres dentro da sociedade. Em suma, pode-se dizer que se tornam mais passivos.       Por consequência, é inevitável que a população se torne facilmente manipulável. Nessa perspectiva, no livro 1984, o autor George Orwell apresenta um mundo distópico, no qual os habitantes, por não refletirem sobre o mundo que os rodeia, se tornam amplamente controlados pelo Estado vigente. Nesse sentido, é válido dizer que o ato de cidadania no Brasil não se confirma de fato; uma vez que os indivíduos são menos críticos, a ponto de terem a sua opinião fomentada pelo meio externo, muitas vezes de maneira irreflexiva, como é visível nas redes sociais.       Portanto, é mister que se tomem providências acerca dessa temática. Desse modo, o Ministério da Educação poderia investir no incentivo à aulas de Educação Política nas escolas. Com isso, por meio de uma grade que envolva desde os conhecimentos básicos aos mais avançados, será possível formar jovens mais ativos frente à compreensão da cidadania. Apenas assim faremos fazer jus ao pensamento político aristotélico.