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Enviada em: 20/10/2017

De acordo com o filósofo John Locke, o Estado ideal é aquele que garante, dentre outros pontos, o direito à vida e à liberdade. No entanto, ocorre a não efetivação dessa premissa no cotidiano de muitos portadores de deficiências, fazendo-se necessário medidas para a garantia de acessibilidade para todos.   Segundo o Censo realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil conta com cerca de 45 milhões de pessoas que declararam ter ao menos um tipo de deficiência. Sendo assim, aproximadamente 24% da população brasileira tem seu direito de transitar por espaços públicos e privados coibidos, causando, além do impedimento físico, acidentes e constrangimento.   Para o filósofo Aristóteles é preciso tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Dessarte, seguindo essa linha de raciocínio, para garantir o direito de igualdade, previsto no Artigo 5º da Constituição do Brasil, são necessárias medidas que garantam acessibilidade à todos, com a finalidade de integrar a sociedade.   Fica claro, portanto, que é preciso solucionar o impasse. Para isso, o Ministério da Educação pode adicionar ao calendário escolar uma disciplina semanal, na qual o tema seja abordado e discutido com os alunos, na presença de especialistas no assunto, com o fito de conscientizar as gerações futuras. Ademais, a mídia deve cumprir plenamente sua função social, desmistificando a deficiência física através de propagandas e ficção engajada a fim de erradicar o preconceito e promover na sociedade uma consciência inclusiva.