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Enviada em: 31/10/2017

Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se o uso esportivo como forma de reabilitação e inclusão de soldados que retornavam para casa com algum tipo de deficiência física. Atualmente, apesar da conquista de direitos, este grupo ainda encontra-se cercado de obstáculos. Para além do esporte, a acessibilidade nas escolas diverge entre teoria e prática. Instituições educacionais que "pregam a bandeira" do ensino inclusivo muitas vezes não dispõe de profissionais habilitados a lidar com o aluno deficiente no cotidiano de aulas ou atividades práticas, gerando o afastamento social do mesmo. Em segundo lugar, nota-se o conflito da constituição federal com os espaços públicos, sendo que aquela defende o apoio á inserção dos portadores de deficiência,mas na prática isso não acontece exatamente. Isso é evidenciado na falta de rampas em calçadas, bem como museus e bares desestruturados visto o custo extra a ser desembolsado, ambas as situações também são formas de discriminação.  Portando, percebe-se os desafios em garantir a acessibilidade a todos. Assim, visando maior acolhimento no ensino ao aluno portador de necessidades, escolas públicas e privadas devem repensar a metodologia de seu sistema de ensino. Com a ajuda de ONG's como o Instituto Rodrigo Mendes, que orienta escolas de todo o país a incluir o educando ,no esporte especificamente, visibilizando suas competências para a criação de oportunidades e maior aproveitamento em um  futuro próximo.