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Enviada em: 17/05/2017

Desde o século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. Nesse sentido, percebe-se que visão estereotipada acerca de nosso ecossistema, é advinda desde nossos antepassados, e como reflexo, abrangendo os mesmos problemas.   O desafio de lidar com questão ambiental, no Brasil, ocorre principalmente pelo desconhecimento generalizado acerca de tal patrimônio. Indubitavelmente, a educação falha com ignora as consequências atuais e futuras da falta de preservação do meio ambiente. Nesse contexto, ainda que considerado como o "patrimônio da humanidade" pela UNESCO (Organizações das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a cultura), a despreocupação social quanto à natureza, reflete não somente aos seres humanos, mas também nos milhares de seres vivos que nela o habitam.  Outrossim, mesmo com diversos meios instituídos para assegurar a natureza, como por exemplo a lei da floresta número 4.771, nota-se ainda uma grande irrelevância por parte da população e órgãos governamentais relativo a tais mecanismos. Nesse ínterim, temos como exemplo o desastre ocorrido na cidade de mariana, cuja repercussão alcançou nível internacional, entretanto, as punições aos envolvidos alcançaram percentuais inferiores aos prejuízos decorrentes.    Para que se reverta esse cenário problemático, portanto, seria pertinente a reformulação das grades curriculares do ensino fundamental e médio, implementando conteúdos específicos, como: direito constitucional, penal e ações cujos interesses sejam voltados à sustentabilidade. Ademais, o aperfeiçoamento das leis em adquirir novas penas, como serviço obrigatório ambiental não remunerado a pessoas e órgãos que cometessem  crimes contra a natureza. Desta forma, teríamos  uma geração de pessoas conscientes e uma melhora na quantidade de responsáveis na reabilitação dos recursos naturais que são vitais na vida.