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Enviada em: 04/09/2018

A valorização à população indígena é uma adversidade que precisa ser superada numa sociedade que oculta suas bases multiculturais e possui ações etnocêntricas. O preconceito cotidiano e os avanços do agronegócio sobre às terras indígenas podem originar dificuldades para sua sobrevivência, acarretando na sua gradual aniquilação. Logo, mostra-se fundamental medidas para diminuição do impasse.   Em primeiro lugar, vale salientar que a falta de conhecimento da história dos povos indígenas contribuem para o sucateamento deles na sociedade. Atualmente, permanece um pensamento etnocêntrico, de julgar uma cultura como superior a outra, que os povos nativos são os mesmos do inicio da colonização. Assim, legitimando a ausência de interesse para efetivação de seus direitos constitucinais e limitando seu uso da sociedade.  Além disso, hoje os indígenas passam por problemas para demarcação de suas terras. O marco temporal é uma tese jurídica que defende que só teriam direito às terras as comunidades indígenas e quiombolas que tinham posse até o dia 08 de outubro de 1988, sendo usada, sobretudo, pela bancada ruralista e empresários do agronegócio. Entretanto, tal ação configura-se injusta porque os indígenas passam a recuperar suas terras, em maior escala, só com a afetivação de seus direitos inclusos na própia Carta Magna, indicando uma estrutura,  no governo vigente, com inclinações a favor dos empresários.  Isto posto, práxis são fundamentais para o combate ao problema. É impotante a busca de uma aliança entre o MEC e o Ministérios das Comunicações (MC) para criação de  palestras ministradas, por antropólogos,  em empresas, escolas e ongs com intuito de falar sobre a história e situação atual  indígena para minimizar o preconceito existente. Ademais, buscando avanços na demarcação de terras, a Funai e o MC devem buscar pressões sobre o poder judiciário, atráves de manifestações impulciondas por mídias alternativas. Desta forma,  aos poucos estabelecando um meio social mais justo para população colonizada.