Materiais:
Enviada em: 29/09/2018

Na segunda geração do Romantismo no Brasil, os autores de cunho nacionalista retratavam os indígenas de forma heroica e idealizada, a fim de associa-la à construção de uma nova identidade nacional. Entretanto, nos dias atuais, os nativos ficaram apenas nas obras românticas e passaram a ser invisíveis no corpo social brasileiro, enfrentando vários problemas referentes à sua cultura e demarcações de terras. Nesse sentido, é necessário que esses desafios sejam superados para que uma sociedade integrada seja alcançada.     A priori, convém ressaltar que, segundo Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado, logo, é possível analisar que as heranças históricas de desprezo à cultura indígena influi decisivamente nos comportamentos da sociedade atual. Prova disso é o fato de que, popularmente, apenas a língua portuguesa é dada como oficial, já as línguas indígenas como simples dialetos, assim como as culturas das diferentes regiões do país é rica e civilizada, enquanto a deles, é retratada com uma imagem folclorizada e selvagem, fazendo com que essa parcela da população seja ainda mais menosprezada.     A posteriori, é importante salientar que, no Legislativo brasileiro, há uma bancada ruralista que defende que as demarcações de terras indígenas são um obstáculo para o agronegócio e propuseram o andamento da emenda constitucional Pec 215, que tem a intenção de delegar exclusivamente ao Congresso Nacional o dever das demarcações dos territórios indígenas e a ratificação de um terreno já adquirido. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratualista Jonh Locke, configura-se na violação do ''contrato social'', já que o Estado não garante os direitos imprescindíveis para a manutenção da dignidade desse povo (espaço e sobrevivência cultural) expondo os nativos à desigualdade.     Portanto, é evidente que a problemática necessita de soluções eficientes e precoces. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve criar um projeto denominado ''Nativo em Você'' e instituir em todas as escolas do país. O programa deve conter palestras ministradas pelos professores de História e membros de comunidades indígenas, abordando a problemática atual vivida por esse povo e demonstrando como sua cultura é importante para a solidificação da sociedade atual, com o fito de desenvolver a tolerância. Além disso, o Ministério da Cultura, deve entrar com uma ação judicial contra o andamento da Pec 215, de modo que as demarcações de terras continuem exclusivamente à serviço da Fundação do Índio, para que os nativos possam usufruir do que é seu por direito. A partir dessas ações, será possível obter melhoras nas condições de vida desse povo.