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Enviada em: 11/10/2018

Desde o iluminismo, entende-se que a sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, o que se observa é uma desvalorização do indígena, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não na prática e a problemática permanecem intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela construção histórica do preconceito, seja pela falha educacional na atenuação do impasse.     Uma das causas da desvalorização da cultura do índio é o contexto histórico de aculturação sofrido ainda no período colonial, ou seja, o português com o etnocentrismo julgava o elemento indígena como desprovido de valores cíveis e inferior. Dessa forma, com o passar dos anos esse pensamento foi enraizado na sociedade, conforme explica o sociólogo Pierre Bourdieu, ele mostra que as sociedades têm a tendência de incorporar valores do passado na atualidade e perpetuar o pensamento anterior. Consequentemente, não é incomum encontrar no meio social a propagação de piadas e conceitos excludentes com o nativo.     Além disso, destaca-se a falha na educação contra a intolerância como um impulsionador do problema. De acordo com Paulo Freire, o modelo pedagógico deve caminhar em direção ao aumento da criticidade e da construção da cidadania no aluno. Assim, seguindo essa ideia, observa-se que a educação brasileira vai no caminho contrário isso porque, o ensino está cada vez mais voltado a assimilação de conteúdos e resolução de questões superficiais e rápidas, os processos seletivos de ingresso as faculdades são exemplos dessa tendência. Com isso, a escola gera alunos com uma percepção rasa da realidade e despreocupados com a alteridade e a inclusão social, pois, esses valores não são imbuído no período escolar.     Portanto, a tomada de medidas são essenciais para a mudança e a construção de um país mais inclusivo. Destarte, o Governo Federal deve fomentar a criação de conteúdos na mídia que mostrem a cultura indígena e a importância de sua valorização para construção da democracia, através de novelas e propagandas veiculadas em horário nobre, para atingir um maior contingente. Essa medida seria  para que a população tivesse mais contato com esse mundo e assim, diminuísse o preconceito em relação a ele. Ademais, é fundamental que o MEC crie palestras , com sociólogos e historiadores , e mostras culturais nas escolas que mostrem a influência que o índio teve na criação da cultura brasileira, isso seria feito no ensino fundamental e médio. Esse projeto seria necessário para gerar indivíduos mais conscientes da história e da importância de valorizar a cultura.