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Enviada em: 19/10/2018

É indubitável o quão mínima é a atenção voltada para os povos indígenas. Desde a infância se aprende muito pouco sobre os nativos, que desde a chegada dos portugueses tiveram sua cultura reprimida e com o passar do tempo esquecida. Sendo assim, com a falta de conhecimento, acabam criando e acreditando em estereótipos que são levados por décadas.   De acordo com a terceira lei de Newton, para toda ação há uma  reação. Analogamente, a partir da chegada dos jesuítas com a missão de catequizar e civilizar os indivíduos que cá estavam, tanto estes povos quanto os seus costumes foram passados para trás. Desse modo, nos dias atuais, o que se aprende nas escolas sobre os índios é muito menos que o básico quando na verdade se tem muito mais a aprender e admirar nessa população, por exemplo sua língua de origem,  que esteve presente no território  muito antes do " descobrimento". De certo, que só o dia 19 de abril não é o suficiente para que os pequenos possam aprender e compreender que a cultura indígena é tão brasileira quanto os seus cidadãos e compreender que essas pessoas esta sempre ao redor .   Além disso, o pouco conhecimento dos indivíduos fez com que criassem mitos quanto aos nativos. Visto que pouco se fala,discute, ou até mesmo convive, as pessoas não sabem das lutas para sobreviverem, já que segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1500 haviam cerca de 5 milhões de índios e de acordo com o censo 2010  há pouco mais de 800 mil. Tendo em vista estes aspectos, é possível observar que estes povos não se resumem aos muitos mitos que se escuta pelas ruas no dia a dia, e que na verdade , são pessoas como qualquer outra.   Portanto, é necessario que o governo forneça ajuda financeira as escolas públicas de ensino fundamental, já que é nessa fase que os ideais e conceitos estão sendo formados, para que possam fornecer visitas as tribos com duração de um dia e também convidar um representante indígena, para participar de uma roda de conversa,com o intuito de trocar experiências e informações, afim de que haja quebra de paradigmas.