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Enviada em: 24/10/2018

‘’Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, cegos que veem, cegos que vendo, não veem’’. O excerto do livro ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’ de José Saramago critica uma sociedade invisual. Analogamente, tal obra se assemelha ao cenário contemporâneo, visto que o corpo social é inobservante sobre a importância de valorizar a população indígena, fruto da negligência governamental e da herança histórico- cultural.    A princípio, o descaso estatal corrobora no antagonismo. Nesse sentido, Rosseau afirma o papel do Estado em garantias sociais, contudo, a prática deturpa a teoria. Embora o tardio direito à terra seja garantido pela Constituição, tal proteção é negada. Outrossim, isso se reflete na negligência em função da bancada ruralista, que retira territórios demarcados para exploração econômica. Por conseguinte, não é à toa que de acordo com a Agência Brasil, 64,5% das terras indígenas ainda dependem de providências a serem tomadas pelo Estado.    Não obstante, bases intrínsecas dão subterfúgios ao quadro vigente. Mormente, isso decorre de preceitos coloniais que contribuíram para a falta de reconhecimento cultural e a errônea premissa de inferiorização desse povo. Ademais, a sociedade, então, por tender a incorporar as estruturas sociais as quais são impostas à sua realidade, conforme o sociólogo Bordieu, naturalizou e reproduziu esse preceito ao longo. Destarte, é notório que comportamentos atuais recebem influência desse contexto.     Torna-se evidente, portanto, que há entraves para resolução da questão. Logo, o Poder Executivo deve estabelecer as demarcações dessas propriedades, por meio de maior agilização desse processo, com o intuito  de que os indivíduos possam vivenciar sua cultura. Paralelamente, por serem formadoras de opiniões, as escolas necessitam criar engajamento pedagógico por intermédio de debates com representantes de tribos convidados, a fim de despertar os senso crítico nos alunos e a importância de valorizar seus valores e seus costumes. Dessa forma, parafraseando Saramago '' Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara o dano.''  Se podes olhar, vê.Se podes vê, repara o dano.e podes olhar, vê. Se podes ver, repara o dano.''