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Enviada em: 21/06/2019

Segundo Montibeller-Filho, o desenvolvimento sustentável é um processo contínuo de melhoria das condições de vida (de todos os povos), enquanto minimize o uso de recursos naturais, causando um mínimo de distúrbios ou desequilíbrios ao ecossistema. Contudo, há obstáculos no Brasil para alcançar o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é preciso que a humanidade tenha olhar mais crítico de enfrentamento dos problemas relacionados ao planejamento e compreensão de preservação das fontes de recursos naturais.       Em primeiro lugar, é válido reconhecer o panorama supracitado tendo em vista a dependência da humanidade desses recursos. Acerca disso, é pertinente ressaltar que estudos como de Van Bellen frisa que existem debates pautados em críticas em que o desenvolvimento sustentável é confundido com desenvolvimento econômico, representado pelo aumento das desigualdades sociais e desastres ambientais. Assim, o desenvolvimento sustentável busca a harmonia das dimensões: social, ecológica e econômica. Dessa forma, esse triplé preocupa-se em contribuir por meio redução ou uso adequado de materiais, incentivar a produção mais limpa com recursos renováveis, reduzir emissões e fomentar reutilização e reciclagem externa.       Em segundo lugar, vale salientar que cada país possui papel imprescindível quanto aos problemas e necessidades, isso porque as nações vivem situações peculiares diante do desenvolvimento sustentável. De maneira análoga, pesquisas divulgadas pelo IBGE, no ano de 2015, sobre os indicadores de desenvolvimento sustentável representavam lacunas existentes como na dimensão ambiental com ênfase em emissões de origem antrópica relacionadas ao efeito estufa, uso de agrotóxicos e saneamento básico. Com base nisso, essa questão vão sendo debatidas e indicam um panorama que exige visão integrada diante da contemporaneidade, o que reflete nos padrões brasileiros, como a produção e consumo.      Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, as escolas, em parceria com famílias, devem inserir a discussão sobre o desenvolvimento sustentável, por meio de palestras, com a participação de ambientalistas, sociólogos, economistas (especialistas), que debatam como o planejamento e políticas públicas para ampliar os conhecimentos dos alunos, com o objetivo de torná-los mais críticos. Ademais, o Congresso Nacional, por meio de formular leis e buscar parcerias com empresas e universidades, com projetos de inovações pautados no desenvolvimento sem comprometer a possibilidades das gerações futuras e suas necessidades. Enfim, a partir dessas ações, haverá compreensão da importância do desenvolvimento sustentável no Brasil.