A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Envie sua redação para correção
    Tendo em vista o ideal de Chomsky, baseado na formação moral como fruto de ações individuais, é possível estabelecer relação entre o surgimento do movimento feminista e as condições ético-morais dos cidadãos brasileiros. Desse modo, é notável que a sociedade machista é nociva aos princípios de equidade de gênero, assim como à liberdade de expressão da figura feminina. Ademais, o machismo perpetua a violência contra à mulher, circundando o âmbito psicológico, físico e emocional.
    Primeiramente, o advento feminista, da década de 1970, propiciou a discussão acerca de etnia, classe e orientação sexual, à medida que debates como esse proporcionaram  algumas modificações na moralidade brasileira. Dessa maneira, os direitos da mulher começaram a crescer em virtude da luta feminista, o que demonstrou a importância do movimento para o segmento feminino. Contudo, ainda é comum práticas de violência às mulheres, como  assédio sexual, agressões físicas e psicológicas.
     Diante de tal contexto, é possível relacionar a existência da sociedade machista à condição moral da população. Nesse sentido,  a questão da figura feminina não ter respeito remonta à toda constituição do país. Exemplo disso, é o fato das mulheres só terem conseguido direito ao voto em 1934, sendo que o sexo masculino já possuia esse direito. Dessa forma, o movimento feminista é importante para viabilizar a ampliação dos direitos sociais da mulher, seja pelo respeito, pela efetividade de liberdade de expressão, como também pela atenuação de violência.
    Nesse ínterim, de acordo com o ideal Kantiano, cuja educação é provedora de modificações sociais, tange ao Ministério da Educação, propiciar, urgentemente, a divulgação de palestras em escolas. Essa ação ojetivará a conscientização populacional sobre a importância de equidade de gênero. Além disso, tal medida deverá conter a participação de sociólogos, já que tais profissionais são especializados no entendimento humano, possibilitando  ampliação do respeito à mulher. Assim, a moralidade brasileira será transformada visando à qualidade de vida do sexo feminino.