Envie sua redação para correção
    Realidade das Sombras.
          Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa-se os direitos sociais da classe feminina, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal Iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática, e essa problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse sentido, ainda há pessoas presas em certos tabus da era patriarcal, cujo papel da mulher era submissão total ao homem.
          É indubitável, que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, garante os direitos iguais entre homens e mulheres perante a lei. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a sociedade rompe com essa harmonia, haja vista que em pleno século XXI, segundo levantamento do IBGE, a classe feminina recebe até 38% a menos, que um homem, ocupando o mesmo cargo e efetuando as mesmas funções em uma determinada empresa.
          Outrossim, destaca-se a discriminação como impulsionadora do problema. De acordo com Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado, e a sociedade ainda está ligada a era Patriarcal, na qual a mulher era inferior em relação ao homem e sua única utilidade naquela época era os afazeres domésticos. Entretanto, essa classe vem lutando para conquistar seu espaço na sociedade, um exemplo, desta batalha foi alcançada em 2010 com Dilma Rousseff, sendo a primeira mulher presidente do Brasil.
          É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de uma sociedade mais equiparada. Destarte, o governo deve promover campanhas a fim de desconstruir esse esteriótipo. Como já dito pelo Pedagogo Paulo Freire, a educação as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, juntamente com o Ministério Da Educação (MEC), deve instituir palestras nas escolas ministradas por psicólogos, que discutam esse problema para que o mesmo seja desestruturado no conceito social. Dessa forma, proporcionando um Brasil mais igualitário entre homens e mulheres, a fim de que a população se desprenda de certos tabus para que não viva em uma realidade das sombras ligada ao passado.