A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Envie sua redação para correção
    Historicamente,o movimento feminista é de extrema importância para o Brasil.Haja vista que,a submissão da mulher em uma sociedade patriarcalista como a brasileira é um fato que tem origens históricas. Por todo o mundo, a figura feminina teve seus direitos cerceados e a liberdade limitada devido ao fato de ser considerada mais "frágil" ou "sensível", ainda que isso não pudesse ser provado cientificamente. Tal pensamento deu margem a uma maior subjugação da fêmea e abriu portas a atos de violência a ela direcionados.Nesse contexto,convém analisarmos as problemáticas que se notam,por exemplo,diante da violência contra as mulheres e as raízes do machismo persistente.
    Ainda que a violência física e sexual sejam as mais óbvias, são várias as formas como se pratica a violência contra a mulher. Uma dessas formas é a violência psicológica, praticada através dos ideais de beleza impostos pela mídia e pela sociedade, os quais reificam o corpo feminino. Prova disso é que as mulheres ainda são utilizadas como objetos para a satisfação e admiração masculina em propagandas de cerveja, por exemplo. Outra forma de violência é a moral: mulheres continuam sendo assediadas no trabalho, nas ruas e nos transportes coletivos. Somada ao assédio no trabalho, está ainda a disparidade de salários entre homens e mulheres: dados do IBGE apontam que o salário da mulher pode chegar a ser 30% inferior ao de homens que ocupam o mesmo cargo. Já a violência sexual é justificada socialmente através da cultura de estupro, por meio da qual a culpa é atribuída a vítima. Dessa maneira, mulheres continuam sendo privadas de sua liberdade para vestir sair ou ser o que quiserem. 
    Sendo assim, essas formas de violência, que muitas vezes passam despercebidas pela sociedade, são frutos de uma cultura machista que ainda prevalece no Brasil. Afinal, apesar de todas as conquistas que a mulher obteve e das leis que a protege, não houve quaisquer reformas que possibilitassem a quebra das estruturas que sustentam e justificam essas violências. Dessa forma, meninos continuam sendo educados para comandar a mulher enquanto meninas continuam sendo educadas para serem donas de casa.Analogicamente,é devido aos fatos apresentados que se nota a importância do movimento feminista no país,tendo como principal objetivo protejer a figura feminina e reverter o cenário vigente preocupante.
    desconstrua, paulatinamente o pensamento patriarcal por meio de matérias na grade escolar,com o efeito de tonar a sociedade mais igualitária e mudar a mentalidade retrógrada.