Envie sua redação para correção
    Bertha Lutz, foi um das primeiras e mais importantes feministas do Brasil. Sem ela, talvez o voto feminino e a igualdade de direitos políticos tivessem de esperar para além da década de 1930 até virar realidade. Pessoas como ela lutam para que os direitos das mulheres e para que na vida em sociedade sejam segurados, como no movimento sufragistas e no feminismo negro.Em síntese, de acordo com Michelle Obama:"Nenhum país pode desabroxar de verdade se ele poda o potencial das suas mulheres e se priva das contribuições de metade da sua população."
                        A priori, o direito ao voto só foi garantido as mulheres depois de muita luta, mesmo com mais de 50% do eleitorado brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas são as que tem menos cadeiras no Parlamento, apesar de serem as que sofrem ,diretamente, com a falta de creche, de hostipais e de políticas públicas. Fica evidente: há um paradoxo, as mulheres fazem política, porém não têm cargos políticos.
                 Outrossim, as mulheres negras sofrem ainda mais, pois enquanto as mulheres brancas lutavam para ter os menos direitos que os homens as negras, para serem vistas como ser humanos livres. Não por acaso, as mulheres negras compõem a maioria de trabalhadoras do lar (61,7% de acordo com IBGE), herança da escravidão que mesmo com a abolição não apagou suas sequelas.
                   Em suma, conclui-se que esse movimento ja mudou muito a estrutura da sociedade, mas precisa mudar  ainda, para isso é preciso afunilar demandas, reconhecer e respeitar as diferenças e características subjetivas das mulheres que fazem a luta feminista. Além disso, é necessário maior investimento do Governo Federal na educação, com isso o Ministério da Educação obrigar as escolas a ensinar e mostrar o papel e o avanço que os movimentos sociais fizeram na historia do nosso país, por meio de leituras e de debates em salas;e do Legislativo legalizar esses e punir aqueles que por meio de ataques nas redes ou pessoalmente deslegitima esse modo de luta.