A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Envie sua redação para correção
    "A história da humanidade é a história da luta..."entre os gêneros. Adaptando a famosa frase de Karl Marx, chegamos a um dos maiores desafios para a construção de uma sociedade justa e igualitária: A desigualdade de gênero. Nesse sentido, é válido destacar a importância do o movimento feminista na luta pela igualdade e efetivação de direitos civis às mulheres, uma vez que o preconceito sofrido por elas na sociedade, dificulta a inclusão destas no âmbito social.
       É importante pontuar, de início, que a visão de superioridade do sexo masculino, mostra-se como o principal reflexo da luta pela igualdade de direitos pelas mulheres. Moldada pelo sentimento de machismo e patriarcalismo imposto desde as primeiras civilizações, as quais tinham na figura masculina seu pilar de sustentação, a sociedade se desenvolveu subjugando o sexo feminino. Prova disso, são os inúmeros obstáculos -abusos físicos e psicológicos, agressões, diferença salarial- enfrentados por mulheres de diferentes classes e idades, contribuindo, assim, para o aumento da segregação social entre elas e os homens em cada país.
       Além disso, outro fator que faz agravar essa violência é a demora nos julgamentos dos casos de agressões e de feminicídio realizados pelo setor judiciário. A exagerada burocracia do sistema, somada as baixas taxas no número de juízes disponíveis, faz com que ocorra atrasos nas audiências penais, além de diminuir o tempo de detenção dos réus, gerando um sentimento de impunidade nos agressores que continuam a cometer seus atos.
        Sendo assim, medidas fazem-se necessárias para resolver esse impasse. Para tanto, cabe ao setor judiciário melhorar a burocracia envolvida no julgamento dos réus, por meio do aumento do número de juízes atuantes no setor da vara criminal e da agilização dos processos. Ademais, é papel do Governo, em parceria com as escolas criar campanhas e debates que retratem a desigualdade e a violência sofrida pelas mulheres dentro de cada sociedade, exaltando as qualidades e a força do sexo feminino, visando, dessa forma, formar futuros adultos mais conscientes e tolerantes.Com isso, todas as mulheres se sentiriam acolhidas e inseridas podendo, enfim, ter seu valor reconhecido.