A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Envie sua redação para correção
    Os movimentos feministas no Brasil, surgiram no século XIX, cujos objetivos eram, principalmente, a luta pela educação feminina e pelo direito ao voto. Embora tais movimentos resultaram em diversas conquistas, as mulheres brasileiras ainda são oprimidas pela cultura patriarcal e machista. Por isso, a luta pelos direitos das mulheres representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira.
    É indubitável que o processo diferenciado construído sócio-historicamente esteja entre as causas do problema. Simone de Beauvoir, em sua obra O Segundo Sexo, ''Ninguém nasce mulher, torna-se mulher''. Com isso, percebe-se que a partir do conjunto de relações sociais vivenciadas cotidianamente, a mulher aprende a ser mulher, visto que, logo na infância, é imposto à criança normas de comportamento e preferências a serem seguidas como ,no caso das meninas, o apreço pela cor rosa, a meiguice e a delicadeza.
    Outrossim, a supervalorização das características ditas masculinas em detrimento das femininas, gera uma hierarquização, e faz com que as sociedades construam uma forma machista de pensar. Desse modo, tem-se: a diferença salarial em que os homens são pagos 25,5% a mais, a desvalorização da mulher no mercado de trabalho, além da violência física e verbal, cujas estimativas são de que 78% das mulheres já foram violentadas apenas por serem mulheres. portanto, vê-se a necessidade de ações a serem tomadas e a importância dos movimentos feministas para a garantia dos direitos da mulher brasileira.
     Destarte, faz-se necessário que os meios da comunicação promovam a conscientização das famílias, através de posts e propagandas a fim de conscientizar as famílias a respeito da pré-imposição de características ditas pertencentes de cada sexo aos filhos. Além disso, é preciso que o Ministério da Justiça promova a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha que garante a segurança da mulher. Ademais, as mulheres devem se unir e protestar por meio de manifestações a fim de lutarem pelos seus direitos.