Envie sua redação para correção
    O livro A audácia dessa mulher, da escritora Ana Maria Machado, narra histórias de mulheres que não se subjugaram aos estereótipos determinan-tes de uma visão patriarcal. Uma ficção que dialoga cabalmente com empoderamento do sexo feminino, ocorrido graças, principalmente, ao movimento feminista.
       Em primeiro lugar, a insurgência contra os dogmas dominantes de uma sociedade que durante muito tempo permaneceu subjugada ao um ideal de civilização que preconizava o sexo masculino em detrimento do feminino, teve no movimento sufragista, conhecido como a primeira onda do movi-mento feminista, o iniciou das manifestações significativas na luta pela igualdade de direitos entre os sexos, em que nesse caso se destacava a lu-ta do direito ao voto. Consequentemente, outras ondas surgiram com no-vos anseios, e assim permitiu a ressignificação sobre o que é ser mulher na sociedade. 
      Contudo, apesar desse avanço a realidade evidência que as discrepân-cias entre os sexos ainda persistem a existir. Segundo OXFAM,uma organi-zação sem fins lucrativo, afirma que diferença salarial entre homens e mulheres é de 23%. Ademais, quando se analisa a questão racial, os salários da mulher negra em relação à branca é menor, e sendo que a mulher negra  concentra os maiores índices de estrupo e homicido. Assim, revela como a nação brasileira ainda se refugia em ideais escravista.
      Portanto, percebe-se a importância dos movimentos feminista para a construção de uma sociedade que se pauta na igualdade de gênero. Con-tudo, para preconceitos que ainda persistem a existir, é necessário que o Estado execute leis punitivas para as empresas e instituições que mantêm a diferença salarial entre os sexos. Além disso, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o movimento feminista negro, introduzir nas escola, através de palestra e debates a conscientização da necessidade da mulher negra ter voz e respeito no seio social. E quem sabe assim,a  anularemos o efeito de uma sociedade patriarcal e escravista.