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Enviada em: 04/06/2018

Conforme defendeu o filosofo alemão Jürgen Habermas, a sociedade moderna depende da nossa capacidade de criticar e pensar coletivamente sobre nossas tradições. Entretanto, ao que diz respeito ao voto para eleger seus representantes, a maioria dos cidadãos são deixados levar por discursos convincentes. Logo, seja por essas exposições orais, seja pela falta de informações, o voto consciente não é praticado por todos os membros da sociedade do século XXI.        É dedutível que, a votação é uma ferramenta de democratização em que se elege um representante para governar de acordo com as vontades e necessidades de seu povo. Todavia, ao chegar no poder, a maioria dos governantes administra segundo seus interesses. Infelizmente, esse poder é ganho majoritariamente através de votos comprados, principalmente de pessoa que passam por necessidades financeiras ou com uma baixa escolarização. Nesse sentido, é importante uma visão pautada na liberdade do pensamento crítico consoante defendia a filósofa Hannah Aredt.       Paralelo a isso, a grande quantidade de informações veiculadas na mídia nem sempre é refletida pelos seres humanos, tornando-os um alvo fácil de manipulação. Tal fato ocorre porque grupos particulares se aproveitam do comodismo das pessoas para disseminar o que ela gostaria de ouvir, com o objetivo de convencer o indivíduo a eleger tal representante. No pensamento de Platão, filósofo grego, é possível considerar “o que as pessoas querem ouvir” como sendo a “caverna” da modernidade, à qual o homem se encontra preso e alienado, longe do que seria de fato realidade.        Pode-se perceber, portanto, que os indivíduos precisam ser capazes de questionar, para construir um consenso e fortalecer a sociedade. Para isso, faz-se necessário que o Tribunal Superior Eleitoral em parceria com o Governo Estadual implementem educação política nas escolas ministradas por profissionais da área, e divulguem, através da mídia, a importância do voto consciente, além de explicações de cargos eleitorais. Assim, reduzirá o número de pessoas que não refletem diante das informações.