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Enviada em: 25/10/2017

O voto consciente é de assuma importância, para que haja o exercício da cidadania, e da democracia, pois, é por meio do voto, que um cidadão tem a chance de conseguir representatividade política, seja qual for o nível, municipal, estadual ou federal. Porém, a manipulação de votos, hoje caracterizada pela compra de votos, é um problema, pois muitas vezes os eleitores, deixam de votar em candidatos que representam seus interesses políticos, para vender seu voto.  A manipulação de votos, é algo histórico no brasil, o episódio mais marcante foi, durante a república velha (1889-1930), com o que ficou conhecido como, "voto do cabresto", onde uma parcela humilde, e votante da população, era obrigada a votar em candidatos de interesse, da elite latifundiária da época, que utilizava ameaças, físicas e financeiras. Mas, com o estabelecimento do voto secreto, á prática manipulação de voto mudou, porém continua presente, através da compra, um exemplo, foi à compra de votos, de deputados federais, pelo presidente Michel Temer em 2017, para barrar uma denúncia de corrupção.  Roberto DaMata, um sociólogo brasileiro, diz que o brasileiro é regido por um fator social, que ele chamou de "jeitinho brasileiro", ou seja, o indivíduo  sempre procura uma forma de se dar bem, mesmo que prejudique a sociedade em geral, e é isso que ocorre na compra, e venda de votos, é para benefício individual. E o maior problema é que há ciência, por parte de muitos eleitores e candidatos, de que compra e vendas de votos, é uma pratica, ilegal e imoral, visto que, há propaganda e conscientização, contra compra e venda de voto, principalmente por parte do Tribunal Superior Eleitoral, órgão do governo responsável pelas eleições.    O que, o cidadão que vende seu voto precisa entender, é que ele corre o risco de ficar sem representação política, e por consequência, seus interesses em quanto cidadão, também não serão representado, por isso, há importância de um voto consciente, que vise representatividade, política e social, e não vantagem econômica individual, pois uma nação, não se trata de um indivíduo, mas se trata de, um conjunto de indivíduos.  Contudo, percebe-se que, propagandas e conscientização, não foram o suficiente para conter à compra, e venda de votos. Então, uma medida necessária, é á instituição de um teto pra campanhas eleitorais, o qual de ser calculado, de acordo com o nível de eleição, se municipal, estadual ou federal, e quando municipal e estadual, levar em conta o tamanho da cidade ou estado. Desse modo evita-se o excesso de dinheiro em campanhas, exaurindo assim o recurso para comprar voto, e fazendo com que, eleitores que vendiam seus votos passem a votar conscientemente.