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Enviada em: 29/10/2017

O papel da escola na formação de eleitores conscientes     O ato de votar significa escolher alguém que irá representar as vontades da sociedade nos poderes legislativo ou executivo. Assim, nota-se a importância do eleitor saber os valores de cada candidato, de modo que possa eleger aquele com que mais se identifica. Por isso, um grave problema do Brasil, é o fato de muitos cidadãos não terem consciência da importância de conhecer o perfil desses candidatos. Uma causa disso é que as pessoas chegam à fase adulta sem terem recebido uma educação que lhes estimule a gostar de política.     Conforme verificado pelo Instituto de Pesquisa do Grupo Folha (Datafolha),  por meio de questionários realizados em 2010, um terço dos eleitores brasileiros não se recorda em quem votou nas últimas eleições. Isso é um indicio de que há uma despolitização na sociedade, uma vez que tal fato demonstra a pouca importância dada ao voto, visto que, quando se conhece bem em quem se vota, não há como esquece-lo em tão pouco tempo.      Uma causa desse cenário é que o brasileiro chega aos 16 anos, idade na qual recebe a faculdade de votar, sem nunca ter recebido estímulos para acompanhar o quadro político nacional. Segundo pesquisa do Grupo Educacional Positivo, em regra, o estudante passa pelos Ensinos Fundamental e Médio sem nunca ter realizado alguma pesquisa sobre a política no Brasil, tampouco há nas escolas discussões sobre as propostas de cada candidato na época das eleições.   Fica evidente, portanto, que crescer sem estímulo para acompanhar a política do país, gera adultos sem consciência da importância do voto. Desse modo, o Governo Federal, por meio Ministério da Educação, deve incentivar todas as escolas, públicas e privadas,  a realizarem palestras sobre a política nacional para os estudantes, uma vez por semestre. Ademais, em ano de eleição, deve promover debates públicos entre os candidatos e levar os alunos para assistir.