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Enviada em: 26/04/2018

O processo de globalização e o desenvolvimento das tecnologias intensificaram o fluxo de pessoas, mercadorias e, sobretudo, informações. Na contemporaneidade brasileira, a Internet, por meio de sites educativos e cursinhos on-line, representa uma ferramenta para a democratização do conhecimento. No entanto, as disparidades sociais e a falta de criticidade da população configuram entraves à potencialização dessa ferramenta.       Em primeira análise, é preciso destacar a desigualdade social como fator que atrasa a consolidação da Internet como democratizadora do conhecimento. Em virtude da macrocefalia urbana, resultado da acelerada e mal planejada urbanização do País, desenvolveu-se, sobretudo nas áreas periféricas, uma superposição de carências, as quais abrangem o acesso ao "mundo digital". Dessa forma, ainda que existam diversos cursinhos on-line de baixo custo, a exemplo do Descomplica, a utilização destes não é democratizada, tendo em vista a exclusão de milhares de brasileiros que não dispõem de Internet em suas residências nem em espaços públicos, como as bibliotecas municipais. Essa conjuntura excludente põe em risco o princípio da cidadania, assim reduzindo a coesão social brasileira.       Em segunda análise, a falta de criticidade da população também contribui para o distanciamento da efetiva democratização do conhecimento pela Internet. Conforme o pensamento de Zygmunt Bauman, a velocidade da vida das pessoas, na sociedade pós-moderna, dificulta o acompanhamento delas do intenso fluxo de informações, o qual é característico do mundo globalizado. Nesse contexto, o conhecimento não é efetivamente democratizado se este é equivocado; e a população, em geral, não dispõe de tempo livre para checar a veracidade dos conteúdos que buscam e consomem ou mesmo não são críticas o suficiente para perceberem a importância desse ato. Assim, páginas, como a Wikipédia, as quais têm o conteúdo anonimamente editado, podem contribuir com a difusão de conhecimentos equivocados e desconfigurar a Internet como efetiva ferramenta nesse processo.      Em face ao exposto, a Internet atua positivamente para a democratização do conhecimento, contudo carece de medidas que potencializem esse efeito. Para isso, cabe às Prefeituras Municipais ampliar o acesso à Internet, sobretudo nas áreas periféricas, por meio da instalação dela em espaços públicos, como as bibliotecas municipais, de forma a expandir a utilização dessa ferramenta para o aprendizado. Por fim, concerne à Escola desenvolver projetos educacionais que estimulem a criticidade dos alunos, por meio de seminários semestrais ministrados por professores de Filosofia e Sociologia, com o fito de garantir que eles tenham a iniciativa de checar a veracidade dos conteúdos que consomem na rede, garantindo a efetiva democratização do conhecimento pela Internet.