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Enviada em: 25/08/2018

No Brasil hodierno, a internet é uma importante ferramenta de democratização do conhecimento na sociedade. Isso se deve, sobretudo, a grande repercussão do acesso à internet pelas pessoas em um contexto de difusão online de novos espaços, que ultrapassa os limites físicos e proporciona uma interação instantânea entre indivíduos e culturas diferente, aumentando os conhecimentos dos usuários. Logo são necessárias mais ações dos órgãos governamentais e sociais, visando as discussões em torno desse assunto.        Em verdade, no novo contexto social que se configura e em razão ao uso cada vez maior das tecnologias na vida dos indivíduos, o recurso estratégico passa ser usa-las como forma de democratizar a propagação de informações e conhecimentos na sociedade. Assim, O acesso ao conhecimento significa, entre outros aspectos, colocar o ser humano em contato com um ambiente rico em informações, interativo, cativante e desafiante; um ambiente que pode vir a se tornar um dos propulsores do desenvolvimento intelectual e social do homem, em especial se a escola atuar como um elemento ativo desse processo. No entanto, é preciso destacar que conforme preconizado pelo educador brasileiro Paulo Freire, o uso de tecnologias no ambiente escolar requer uma pedagogia mais crítica e reflexiva, pois os conteúdos veiculados nesse meio exigira conhecimentos específicos dos educadores, para que esse artefato possa ser usado de forma eficiente na democratização do conhecimento.     Outrossim, apesar dos benefícios ao uso da internet para ampliar os conhecimentos, é importante ressaltar que uso constante dessa ferramenta causa uma atrofia nos relacionamentos sociais, já que os indivíduos tende a conviver mais no mundo virtual do que no mundo real. Com isso, o uso desses meios fomentou o que o sociólogo Polonês Zygumunt Bauman, convencionou chamar de “Modernidade Liquida”, na qual tenta mostrar a dificuldade de comunicação afetiva na sociedade, que dificulta a troca de conhecimentos entre os indivíduos.     Dessa forma, fica evidente que para democratizar o fluxo de conhecimento proporcionado pela internet requer discussões mais amplas no meio social. Para tanto, o Governo Federal deve criar mais políticas públicas, que proporcionem melhores estruturas em escolas públicas com a implantação de salas de informática que beneficie a inserção de tecnologias no processo de aprendizagem e transmissão de conhecimentos para todos. Além disso, cabe às ONGs em parceria com o Ministérios da Educação, criar projetos sociais, por médio de debates e palestras com especialistas, mensalmente no âmbito social, visando oferecer cursos preparatórios aos educadores, com intuito de expandir os conhecimentos acerca das novas tecnologias, para que estes sejam transmitidos aos indivíduos de forma mais benéfica.