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Enviada em: 26/10/2018

Paulo Freire, importante filósofo e pedagogo brasileiro, defendia que a educação seria o principal caminho para se chegar à democracia. Segundo ele, o saber é um instrumento de transformação dos indivíduos, capaz de torná-los cidadãos ativos, reflexivos e críticos, em especial aqueles menos favorecidos. De fato, o ensino é um grande motor de mudanças e, hoje, com o advento de aulas "online", solidifica cada vez mais essa proposta de educação democrática, uma vez que o conhecimento pode chegar a qualquer local pelos meios de comunicação.         De acordo com o filósofo Sêneca, a educação é uma ciência que exige o maior dos cuidados, porque influi sobre toda a vida de uma pessoa. Assim, a internet, ao possibilitar uma grande carga informacional, contribui, rapidamente, para o ensino de seus usuários. Nesse cenário, é muito importante garantir a relevância dos assuntos abordados, com a finalidade de garantir o conhecimento verdadeiro a todos. A popularização de canais de matemática, de biologia, de redação e de história, entre outros, por exemplo, mostrou-se capaz de atenuar as discrepâncias no ensino nacional e convidar diferentes públicos a buscar pelo conhecimento.        Outrossim, as diversas modalidades de estudo pela internet, como as faculdades à distância, os mini-cursos, as palestras online e até mesmo a disponibilização de livros gratuitos, dão oportunidade de acesso à informação à pessoas que, outrora, não teriam melhores oportunidades. Além disso, o advento do Youtube e do TEDex, bem como similares plataformas digitais, garantem ainda mais essa proposta democrática. Todavia, mesmo que, sob o senso de 2013, 85.9 mihões de pessoas no Brasil tenham conexão à web, muito há de se fazer para que as pessoas a usem como canal de conhecimento e não apenas de entretenimento.        Urge, portanto, a necessidade de medidas que efetivem a democratização do ensino pela internet no país. Por isso, cabe ao Ministério da Educação, junto às escolas, desenvolver com professores e alunos projetos transmidiáticos, a fim de integrar o ensino convencional à nova realidade tecnológica, incentivando os discentes, dessa forma, a utilizar as plataformas online como meio de produzir e fornecer conhecimento - seja por meio de elaboração de trabalhos em vídeos ou criação de blogs. Ademais, a participação de organizações não-governamentais na internet, como a SaferNET, que busca garantir um meio eficaz para a denúncia de crimes online, possibilitará, junto as demais ações, a democratização do conhecimento.