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Enviada em: 17/07/2019

O uso da informática na educação implica em novas formas de comunicar, pensar, ensinar e aprender.É notório que a internet ajuda aqueles que estão com a aprendizagem muito aquém da esperada.Entretanto,nas escolas,a internet não deve se resumir a disciplina do currículo,ela deve ser utilizada como um recurso para auxiliar o professor na integração dos conteúdos curriculares,visto que,a internet é um mundo de oportunidades que deve ser explorado por aluno e professor.   É elementar que se leve em consideração quando se trata de implantar a internet como uma ferramenta educacional no Brasil,que,segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE),33,2% da população ainda não tem acesso à internet.Logo,deve-se preocupar,primeiramente,em democratizar o acesso ao uso da internet entre os brasileiros,já que,segundo a socióloga brasileira Sônia Maria Kruppa,quanto maior for a desigualdade de acesso à informação entre as pessoas,maior será a relação entre saber e poder.   É relevante abordar também,que a internet quando usada de forma ingênua pode ser uma transmissora de informações falsas,não autênticas.Logo,para que os recursos tecnológicos façam parte da vida escolar é preciso que alunos e professores os utilizem de forma correta,de forma que a tecnologia seja de fato incorporada no currículo escolar,e não vista apenas como um acessório.É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva,para que ela auxilie na construção de conteúdos inovadores,que aproveitem de forma cautelosa todo o potencial de armazenar e transmitir informação que tem a internet.   Nesse novo modelo de construção do conhecimento é necessário que a instituição de ensino esteja sintonizada com a tecnologia usada fora dela.É um desafio a ser enfrentado pelo governo federal democratizar o acesso à internet no país.Para isso,devem ter sistemas de comunicação,equipe multidisciplinar,infraestrutura de apoio,gestão acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira,para que o ensino seja de qualidade.