Materiais:
Enviada em: 27/09/2017

Atualmente, as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são ferramentas potencializadoras da educação a distância e presencial, contribuindo não só para o crescimento econômico do país, como também para o desenvolvimento econômico, o qual leva em consideração a qualidade de vida da sociedade e as diferenças econômicas e sociais entre os indivíduos, além da sua assombrosa utilidade em difundir conteúdo digital, legitimando o fato de poder ser considerada como instrumento de democratização do conhecimento. A internet é um recurso de apoio pedagógico, principalmente, por permitir e dar oportunidade para maneiras diferenciadas de aprender e ensinar; todavia, às vezes a sua reputação é colocada em perigo, em razão de ser usada também como veículo disseminador de conteúdo de má qualidade, por exemplo.       Por mais que essa tecnologia seja vista com preconceito por diversas pessoas, o fato não descarta a sua serventia na educação, seja religiosa, seja ambiental, seja política, seja econômica. Isso decorre justamente por sua significância na intercomunicação de professores e alunos, na disponibilização de conteúdo, como assunto, exercício, sobre determinada matéria para uma pessoa em outra localidade, na oferta de diferentes maneiras de abordar um assunto de uma disciplina, entre outros pontos. Esses fatos fazem com que exista a EAD (Educação a Distância), uma pedagogia diferente nas instituições de ensino superior no que diz respeito a esse fato anterior, e na agilidade do processo de ensino-aprendizagem, por exemplo.       No entanto, apesar de tais resultados benéficos, a imagem da internet tem sido comprometida. Dentre os motivos que acarretam essa consequência, existe o motivo das pessoas que não estão em condições de lecionar publicarem material, quer na forma de vídeo, quer na forma de áudio, de qualidade precária, o que é comprovado através da reflexão transmitida pelo texto III em seu conteúdo.       Portanto, diante das questões expostas, é imprescindível que o Governo Federal em parceria com as ONGs (Organizações Não Governamentais) crie um programa para responsabilizar e conscientizar os indivíduos, sejam estes universitários, sejam estudantes do ensino médio, sejam egressos da escola, a não divulgação de material educacional de má qualidade ou não verdadeiro na internet e para ensinar como diferenciar um bom conteúdo de um mau. O projeto pode se beneficiar do uso da internet para propagar apresentações de caráter persuasivo, como histórias em quadrinhos. Além disso, a sua prática pode ser feita através de seminários e palestras, envolvendo fatos da realidade de pessoas que criaram preconceito contra a web em vista de terceiros, nas escolas de ensino médio, fundamental e superior, para que os cidadãos da presente e futura geração estejam contagiados da importância do compromisso com uma informação autêntica.