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Enviada em: 19/01/2018

Todo cidadão tem direito à educação, e é dever do Estado garantir condições para o seu acesso. Partindo de tal premissa, nos últimos anos, diversos mecanismos foram utilizados para garantir a democratização do conhecimento, que durante muito tempo esteve restrito somente às classes dominantes. Mesmo com o advento da internet, vê-se que a sociedade ainda enfrenta grandes dificuldades para usufruir do que é denominado direito de todos, seja pela escassez ou impedimento do acesso aos mecanismos existentes, seja pelo real desinteresse na busca por conhecimento.      É indubitável que a internet facilitou o acesso à informação no mundo globalizado, contudo, um número significativo de indivíduos não possui condições adequadas para obter tais conhecimentos, o que torna a inclusão digital praticamente impossível. De acordo com pesquisas, cerca de 49% da população brasileira não tem acesso à internet. Assim, ao restringir o uso desse recurso somente à metade da sociedade, o processo de gerar princípios de igualdade entre os membros, frente à busca pelo conhecimento se demonstra insuficiente. De maneira análoga, a democratização se concretiza quando todas pessoas possuem livres e iguais condições de uso.      Outrossim, destaca-se o desinteresse de parte da sociedade como impulsionador da irregular linearidade de distribuição do conhecimento. Segundo Durkheim o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o atual caráter inercial pela busca do conhecimento pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma sociedade que não incentiva à diligência pelo saber, tende a adotar esse comportamento por conta da vivência em grupo. Assim o fortalecimento de uma sociedade desinteressada transmitida de geração em geração, funciona como forte base dessa contínua busca por democratização do conhecimento.      Entende-se , portanto, que a continuidade da falta de igualdade no acesso ao conhecimento, é fruto do ainda fraco investimento em recursos aos que não possuem condições, aliado ao pensamento retrógrado da população como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de novos setores educacionais, tais como bibliotecas, escolas e centros acadêmicos , principalmente em áreas que mais necessitem, facilitando o acesso à livros e à internet. Além disso, deve investir em campanhas de abrangência nacional, junto às emissoras abertas de televisão, com o propósito de maior conscientização social quanto à importância pela busca do conhecimento. Dessa forma, será possível garantir uma educação que, de fato, transforma qualquer ferramenta como uma forma de democratização do conhecimento.