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Enviada em: 19/01/2018

Surgida nos anos 1990, a internet se tornou o mais poderoso meio de comunicação da humanidade, pois é capaz de oferecer interatividade da mensagem com som e imagem em tempo real a custo relativamente baixo. Tais características foram aproveitadas na educação, no ensino a distância, que a cada ano aumenta a oferta de vagas possibilitando às pessoas que não possam frequentar um curso presencial, a conquista do tão sonhado diploma de nível técnico ou superior. Contudo a disponibilidade dos cursos ainda está concentrada na proximidade dos grandes centros urbanos o que impossibilita uma maior democratização do ensino.       A cobertura da internet ainda se concentra no centro sul do país, permanecendo a maior parte das regiões norte e nordeste desconectadas. Tal quadro só pode ser modificado com maciço investimento na ampliação da infraestrutura de telecomunicações de dados, que no Brasil é patrocinada pelas empresas privadas exploradoras deste serviço, a qual demanda investimento de elevado custo em redes de fibra óptica ou de captação de sinais via satélite. Só com o aumento do mercado consumidor, isto é, de pessoas pagantes, é que existiria interesse destas empresas em investir na mencionada ampliação      Como é cediço, é também no norte e nordeste que está a parcela mais pobre da população brasileira, portanto, do ponto de vista mercadológico, a expansão da conectividade fica ao menos por ora limitada.       A democratização do ensino, portanto, não pode ser viabilizada apenas com a internet. Seria muito mais simples e barato se os governos resolvessem os problemas de acesso aos cursos presenciais já existentes, com a construção de alojamentos nas escolas ou universidades públicas, melhoria do transporte dos alunos da zona rural e também com investimentos em bolsas de permanência.