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Enviada em: 07/08/2017

Dos jogos ao usuário comum, os crimes na rede não distinguem!    No mundo dos jogos o cyberbullying é algo comum e que é pouco comentado dentro da comunidade enquanto partida. Um exemplo disso é o tratamento, dentro do jogo Dota 2, entre pessoas que falam português e pessoas que falam espanhol, os primeiros se referem aos segundos através do termo "boludos", enquanto estes revidam chamando-os de "macacos". Atualmente isso originou um distanciamento entre as duas comunidades, mesmo tendo gosto em comum para jogos, entre outras coisas.       Essas atitudes podem parecer simples brincadeiras de jogadores, mas é algo que possivelmente irá gerar um preconceito entre as pessoas e, em casos mais graves, até mesmo algum tipo de xenofobia. As atitudes tomadas dentro de ambientes virtuais podem refletir na vida de alguém, não são todos os casos em que isto irá ocorrer, porém é necessário uma atenção ainda maior com as crianças dentro desses ambientes. Estas não possuem uma ideia formada quanto à sociedade e vida em si, muito menos dos perigos que estão por trás da interação nas redes sociais, por isso são influenciadas mais facilmente.       A falta de consciência das pessoas na utilização desse instrumento de comunicação é um dos principais fatores para que tais atitudes ainda permaneçam na sociedade contemporânea. Assim como a própria inexperiência dos usuários, que  acabam por facilitar a proliferação de hackers na rede, e logo após serem vítimas de algum golpe fazem um desabafo sem se preocupar com o alcance do mesmo e quais as repercussões que as pessoas irão ter sobre o mesmo.       Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao ministério da educação introduzir nas escolas um programa de "alfabetização na computação", este irá evitar o surgimento de usuários leigos, o que diminuirá os ataques e invasões nos computadores. Assim como também cabe aos pais e usuários em geral controlar os conteúdos dos filhos e o que posta, respectivamente.