Materiais:
Enviada em: 03/11/2017

Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre "a violência seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota", apontando as novas formas de crimes e violência na sociedade contemporânea, que com avanço dos meios de comunicação desconheceu as leis e a moral no mundo virtual. Por isso, faz-se útil o ensino da moral virtual nas escolas e a criação de novas formas de denúncia junto aos provedores de internet. O advento do capitalismo com a crise do sistema feudal na idade média, aliado ao processo de grande desenvolvimento tecnológico séculos depois possibilitou ao mundo trocas sociais maiores que antes, rompendo fronteiras e permitindo as pessoas um relacionamento mais intenso e constante. Tamanha liberdade e avanço desencadeou a sociedade, principalmente adolescentes e crianças, a ilusão de ter acesso a relações desprovidas de moral ou leis como em uma pesquisa realizada pela Intel, dos 507 usuários entrevistados 63% já presenciaram agressões pelas redes sociais. A tecnologia, a internet e os novos meios de comunicação se tornaram parte do individuo como um ser social, mas o desconhecimento de seus limites bem como a impunidade desses agressores e a falta de incentivo as denúncias levam a sociedade a perseverar nesta derrota. Com isso, caberia ao ministério da educação levar a legislação e o bom comportamento em rede ao seu plano curricular comum para que os alunos possam compreender as consequências de crimes virtuais e/ou cyberbullying. Faz-se necessário também, o governo do estado aliado a polícia militar cobrar e incentivar as empresas provedoras de internet meios para denunciar tais crimes e ofensas levando as ocorrências as diretamente a polícia. Portanto, a violência precisa ser combatida e priorizada desde a sua base para que a conscientização venha a transformar a internet em uma extensão da sociedade, afim de que, ela enfim seja vencedora. Tendo como premissa sempre que a "injustiça em um lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em qualquer lugar" Martin Luther King