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Enviada em: 19/05/2019

A internet faz parte da rotina da grande maioria das pessoas no século XXI, sendo uma revolução nos métodos de comunicação. Contudo, junto com inovações benéficas para a sociedade, surgiram as conhecidas “fake news”, ou seja, notícias falsas com o objetivo de manipular comportamentos em massa. Por ser uma tecnologia relativamente recente, muitas pessoas não são capazes de discernir a veracidade dessas publicações, assim o compartilhamento começa a crescer exponencialmente.    A problemática se agrava com os algoritmos de interesse, ou seja, os sistemas utilizados por diversas empresas para mostrar artigos de mesma opinião do que os que o indivíduo curtiu ou leu recentemente. À vista disso, os usuários ficam presos a um único ponto de vista, não tendo contato com outras opiniões, visto que elas não seriam expostas a eles. Desse modo, facilitando o acesso as informações, porém dificultando a reflexão das pessoas.    Com a falta de conhecimento em outras opiniões, muitas pessoas esquecem de verificar a veracidade de artigos antes de compartilhar, visto que as publicações que a cercam têm o mesmo ponto de vista. Em um crescimento exponencial, o aumento dessas noticias tomam conta de redes sociais, é comum casos em que falsas reportagens difamem certa empresa ou pessoa injustamente, e apenas depois seja confirmada a inveracidade, muitas vezes, sendo difícil reparar os danos à imagem causada. Assim sendo de extrema importância a correção de tal situação.    Em virtude dos pontos anteriormente mencionados, é necessário a criação de propagandas, por meio de verbas governamentais, que visem a conscientização das pessoas sobre os aspectos negativos da internet e a divulgação de publicações. Assim, reeducando a sociedade a utilizá-la, a fim de reduzir a quantidade de compartilhamentos de notícias falsas, pois os usuários serão capazes de distinguir as notícias e assim manualmente denunciá-las. Gradativamente será um processo natural da população buscar por fontes confiáveis e confirmar a veracidade de tal artigo antes de divulgarem em suas redes sociais, corrigindo por completo a atual problemática.