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Enviada em: 26/05/2019

A consciência humana é um fator essencial para a distinção entre o homem e os demais animais. A partir dela, é possível a reflexão pessoal e a análise crítica. Todavia, apesar da riqueza de consequências positivas advindas dessa habilidade, nota-se, no século XXI, que os indivíduos possuem comportamentos cada vez mais automáticos. Tal panorama resulta do uso indiscriminado da Internet e da pouca aceitação aquilo que é diferente.  A princípio, deve-se salientar que a a perda de reflexão e análise crítica resulta, sobretudo, do automatismo proporcionado pela Internet. Nesse sentido, os espaços virtuais proporcionam opiniões prontas sobre amplos assuntos, de modo que a partir dos algoritmos é possível viver numa "bolha" de perspectivas confortáveis e habituais. De acordo com o Dicionário de Oxford, a expressão "Post-Truth" (Pós-Verdade) foi escolhida como a palavra do ano de 2016, em virtude do crescente fenômeno no qual às crenças pessoais tem mais influência do que os fatos em si. Sob essa ótica, embora o indivíduo tenha acesso à tantas informações e recursos reflexivos, discrimina e ataca tudo aquilo que é diferente do que acredita. Ademais, vale ressaltar as consequências dessa restrita capacidade de reflexão no indivíduo no século XXI. Nesse viés, os atuais cenários socioeconômicos e políticos evidenciam o potencial da Internet como ferramenta de influência. Paradoxalmente, a Era da Informação é também a Era da ignorância, pois as vias de manipulação dificultam o alcance da sociedade ao que é legítimo. Prova de tal realidade é o recente fenômeno das "Fake News", que de modo viral dissemina informações falsas, utilizando como recurso a postura passiva do indivíduo diante do boato. Portanto, é urgente o combate à conduta alienada da sociedade na Internet. Para tanto, cabe ao MEC ampliar o senso crítico dos alunos mediante aulas de Ciências Humanas e Cidadania. Isso deve ocorrer com o debate de notícias em salas de aula e à produções textuais argumentativas sobre o que foi dialogado. Essas ações visam estimular e informar a população sobre sua capacidade reflexiva individual e coletiva.