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Enviada em: 03/06/2019

O filósofo Immanuel Kant, em sua obra "O que é esclarecimento?", defende que um indivíduo só atinge sua maioridade quando alcança a autonomia de reflexão. Em relação a isso, na realidade tecnológica hodierna, a internet, apesar de facilitar a busca de informação, muitas vezes atrapalha a capacidade crítica individual, o que pode resultar em problemas sociais e comportamentais que devem ser combatidos.       Em primeiro lugar, é possível ressaltar o quanto a incapacidade de reflexão pode prejudicar o meio social do indivíduo. Conforme dados do IBGE, 2 em cada 5 brasileiros são alvos de notícias falsas diariamente no círculo virtual, visto que isso, aliado à falta de senso crítico sobre a veracidade das informações, pode ser perigoso. Sob tal ótica, no entanto, nota-se que o empecilho em questão pode ser maléfico, pois colabora com a disseminação de mentiras criadas para atingir algum cidadão ou instituição, o que é algo negativo. Dessa forma, é necessário que medidas socioeducativas sejam tomadas para evitarem a ocorrência desses fatos.       Outrossim, a falta de autonomia individual também corrobora com a solidificação da incapacidade reflexiva do ser humano. Relacionado a isso, em concordância com a teoria da maioridade de Immanuel Kant, é notável que a facilidade atual na busca de informações compromete a capacidade intelectual das pessoas. Tal fato é visto, por exemplo, quando um jovem precisa realizar um trabalho escolar e, simplesmente, copia algo da internet formulado pela opinião de outro indivíduo. Essa ação, embora pareça benéfica por poupar tempo e esforço, poderá comprometer negativamente a capacidade reflexiva e interpretativa do sujeito em questão, vindo a prejudicá-lo futuramente. Desse modo, é dever das escolas orientarem seus alunos sobre o problema.       Infere-se, portanto, que a internet facilitou a informação, mas restringiu a capacidade de reflexão. Logo, é dever do Ministério da Educação, com apoio da mídia cibernética, veicular vídeos na internet com especialistas que orientem os internautas sobre os modos de identificar uma notícia falsa e como denunciá-la. Assim, o senso crítico da população será incentivado, o que possibilita o combate de mensagens caluniosas. Além disso, deve-se criar palestras nas escolas com educadores que expliquem aos estudantes as consequências negativas que a cópia de artigos e a falta de autonomia pode trazer as suas vidas futuras, para que esses hábitos sejam amenizados. Dessa maneira, conforme a teoria kantiana, a população brasileira atingirá a maioridade.