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Enviada em: 09/06/2019

Avanços na tecnologia de comunicação começaram a ganhar forma durante a Segunda Guerra Mundial com a invenção do computador, e posteriormente da internet na Guerra Fria, no qual, foram primordiais para a democratização da informação. Entretanto, observa-se na sociedade do século XXI que o excesso de informação por meios digitais acabou limitando o senso crítico das pessoas. Isso acontece devido à falta de orientação sobre como lidar com essas novas tecnologias e a falha de políticas públicas que auxiliem os indivíduos filtrar as informações de forma menos alienada.Nessa perspectiva, é necessário um maior engajamento político e social a fim de erradicar essa conjuntura.  Em primeiro lugar, cabe analisar que a ausência de direcionamento por parte das instituições educacionais sobre como usar as plataformas digitais  contribui para diminuir a capacidade reflexiva de crianças e jovens. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, se a internet não for usada de forma devida, acaba sendo uma "armadilha", já que principalmente no âmbito virtual as informações se encontram de maneira bastante fragmentada,no qual, muitas vezes, não é encontrado um conhecimento consolidado,mas sim, líquido, o que gera alienação. Dessa forma, fica nítido o quanto é importante uma educação voltada para o gerenciamento das informações.        Além disso, no contexto relativo a facilitação de informação, pode-se citar, que a falta de políticas públicas que auxiliem os indivíduos a filtrarem de maneira crítica as notícias na era digital acarreta ainda mais para esse quadro. De acordo com  Jonh Locke na sua teoria da tábula rasa, "O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências". Nesse sentido, é possível traçar um paralelo com esse filósofo, uma vez que as pessoas são facilmente influenciadas, e até mesmo manipuladas pelos meios de comunicações. Diante do exposto,torna-se evidente medidas  com o propósito de fazer com que a internet seja um lugar de desenvolvimento do conhecimento pleno.    Portanto, é imprescindível a mitigação dessa problemática na sociedade contemporânea. Para isso, o Ministério da Educação deve implantar nos Parâmetros Curriculares Nacionais das escolas projetos de educação digital, com o objetivo de desenvolver o senso crítico de crianças e jovens para  selecionar as informações na internet de forma mais correta, por meio de professores da área, a fim de diminuir, de maneira considerável,a alienação. Ademais, cabe aos Estados por intermédio de investimentos, estabelecer políticas públicas que possam oferecer esclarecimentos, e sugestões de práticas de como filtrar as informações, para a população, com a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Dessa forma, o excesso de informação não será um problema, desde que o indivíduo tenha a capacidade de reflexão.