Materiais:
Enviada em: 16/07/2019

De acordo com o filósofo Manuel Castells, no Capitalismo Informacional, no qual a existe a convergência de tecnologias, a tecnologia oferece a informação, mas não processa o conhecimento. Inquestionavelmente, os aparatos tecnológicos com acesso a internet proporciona-nos um rápido acesso a informação de várias fontes, numa efêmera "clicada". Contudo, esta abrangência de informações dispostas ao usuário não fomenta nele um aprendizado, uma vez que não requer um julgamento dele. Dessa forma, contribui para a problemática, a indústria cultural e a passividade tecnológica.  No que tange a indústria cultural, Theodor Adorno afirma que as propagandas utilizadas pela mídia pode ser coercitiva sobre as atitudes do telespectador. Sob esse viés, no atual cenário capitalista brasílico, percebe-se tal ação coercitiva, haja vista que anúncios e pesquisas lançadas na internet, tem como objetivo predispor a visão do usuário e seus gostos, e por conseguinte, as informações disponibilizadas a ele são manipuladas ao seu gosto. Sendo assim, o navegante, na maioria das vezes, se delimitará a aceitar a informação sem ao menos refletir sobre seus procedentes.   Outrossim, a passividade tecnologia que ocorre diante dos aparelhos modernos, corrobora o impasse. No século XVIII, o movimento Iluminista priorizava o uso da razão para buscar ao conhecimento. Nesse tocante, apesar do Iluminismo contribuir para a formação de uma sociedade intelectual racional, hodiernamente, diante da passividade de simplesmente aceitar as informações dispostas na internet, o agente social não utiliza da razão para avaliar a veracidade ou como se construiu tal informação, e assim não alcança o conhecimento.   Em síntese ao exposto, urge a necessidade de atuação do Estado e da escola para resolver o impasse. O Estado, em parceria com o Legislativo, deve impor o Marco Civil ( "legislação da internet"), por meio das empresas online e da mídia, para observar a divulgação de fake News e proteger a privacidade do usuário, delineando diminuir a influência da indústria cultural; e a escola, deve fomentar no seu corpo estudantil a racionalidade diante da tecnologia, instigando a avaliar as informações e ser críticos sobre elas, para construir o seu conhecimento. Dessa forma, poder-se-á de refutar o afirmado por Manuel Castells, e construir um conhecimento .