Em meados do século XX iniciou-se a 3º Revolução Industrial, que correspondeu às inovações no campo da informática, e suas aplicações na Evolução Tecnológica que sempre esteve presente na vida do homem, estendendo-se desde os primórdios, até os dias atuais, cada vez mais aumentando sua relação com o homem e seu ritmo de evolução. De início, vale salientar que a internet possibilita a democratização do conhecimento. Nessa direção, as informações se tornaram mais acessíveis às pessoas, fazendo com que elas se tornem cidadãos mais críticos. Isso é visto, por exemplo, nos cursos de educação à distância e nos vários jornais online, em que os indivíduos, em qualquer horário e lugar, podem acessar aulas e notícias, possibilitando que eles fiquem cientes do que está acontecendo no mundo. O filósofo francês René Descartes ilustra essa abordagem com a célebre frase: "Penso, logo existo." Portanto, percebe-se a importância atribuída ao ato de pensar, ou seja, refletir sobre a vida, que acaba por trazer sentido à existência humana. Com uma elevada carga de informação, o homem passou a ter dificuldades para formar conexões entre os conhecimentos já obtidos. Logo, com uma reduzida capacidade de pensar e refletir, que gera momentos de criação, e que é uma verdadeira combinação entre o existente e as percepções individuais sobre a vida. Dentro dessa conjuntura, é evidente que a internet possui um papel fundamental na disseminação do conhecimento, mas ela limitou a capacidade de reflexão. Destarte, os pais deveriam assegurar que seus filhos sejam críticos. Para isso, eles poderiam estimulá-los a sempre terem ciência de todas as versões de um tema, por meio de pesquisas e debates periódicos sobre assuntos polêmicos, fazendo com que os jovens cresçam com o hábito de refletir e construir a própria opinião.