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Enviada em: 06/08/2019

Para o sociólogo Émile Durkheim, “o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela”, caracterizando o fato social, que é coercitivo e exterior ao indivíduo. Nesse contexto, encaixa-se a internet, haja vista que cada vez mais a sociedade está dependente desta, e cujo mau uso pode causar uma diminuição na capacidade reflexiva individual. Dessa forma, é necessária uma análise sobre os fatos recorrentes a essa causa, sobretudo no que tange aos aspectos sociais, e ao dever da família e do sistema educacional.        Destaca-se, de início, o conceito de inteligência coletiva, de Pierre Lévy. Segundo o sociólogo, cada usuário da rede compartilha parte do seu conhecimento na internet, construindo um conhecimento ainda maior, uma vez que possuem inteligências diferentes. Entretanto, sem a correta noção de uso, a internet pode prejudicar tal construção, já que facilita o acesso à informação, isto é, devido à facilidade e à diversidade informacional, o usuário acomoda-se com a informação pronta, sem questionar ou refletir. Dessarte, o hábito de acesso às opiniões e estudos prontos, prejudicam a autonomia reflexiva e a construção da inteligência coletiva, sendo necessário um intermédio pelo sistema de educação e pela família.        Em virtude disso, vale ressaltar, por fim, a importância educacional e familiar na formação dos jovens. Para Auguste Comte, o segredo para o aperfeiçoamento da sociedade está na educação. A partir de tal premissa, é possível afirmar que o ensino, institucional ou familiar, possui papel fundamental na construção do pensamento crítico, para que jovens possam refletir a respeito da realidade, e contribuir para o melhoramento desta. Portanto, a escola deve incentivar o uso da internet de forma produtiva e orientada e, além disso, é indispensável o controle dos pais sobre o acesso infantil, impedindo que as crianças se desviem do seu aprendizado e se arrisquem. Desse modo, a internet deve ser utilizada não só para fins recreativos, mas também para fins educativos, corroborando para o aumento da capacidade reflexiva.        Diante de tais argumentos, portanto, é preciso garantir o correto uso da internet tanto no meio educacional quanto no meio familiar. Logo, cabe ao Ministério da Educação, devido a sua capacidade de formar e instruir mentalidades, a promoção de eventos com palestras dentro de escolas, com a presença dos pais. Isso pode ser feito por meio da disponibilização de profissionais em educação e tecnologia de informação, a fim de orientar a população, mostrando a importância da integração do ensino com a tecnologia na formação infantil. Com essas medidas, será possível estimular a reflexão individual dentro dos meios digitais aos quais a sociedade está inserida.