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Enviada em: 05/03/2019

No curta metragem "Pateta no trânsito", Pateta interpreta uma personagem gentil enquanto pedestre, porém alterar totalmente o seu comportamento no trânsito devido aos desafios da mobilidade urbana. Atualmente, no Brasil, os cidadãos enfrentam muitas dificuldades para se locomoverem pela falta de infraestrutura das vias públicas e pela limitação de fluxo, provocando conduta violenta no tráfego semelhante à animação.   Segundo a Companhia de Engenharia de Engenharia de Tráfego (CET), o Brasil tem o recorde histórico de maior engarrafamento que alcançou 344 quilômetros de automóveis enfileirados. Esse dado reflete a insuficiência de estrutura urbana para garantir o livre escoamento de pessoas, em virtude da carência de avenidas adequadamente pavimentas, de viadutos e de ruas duplicadas. Dessa forma, problemas como congestionamento, poluição ambiental e acidentes são agravados, diminuindo a qualidade de vida nas cidades.   Ademais, a circulação de pessoas não se limita as ruas, pois grande parte da população depende de calçadas para se movimentar, principalmente, deficientes que são impossibilitados de usar o transporte público ou o particular. É fundamental, ampliar as possibilidades de deslocamentos a fim de diminuir o número de veículos e proporcionar uma mobilidade eficiente, assim assegurando o direito á acessibilidade universal garantido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.   Portanto, para solucionar os problemas abordados é necessário haver intervenção do Departamento de Mobilidade Urbana (Demurb) com o intuito de eliminar as carências estruturais por meio de planejamentos urbanos realizados por engenheiros civis e arquitetos. Além disso, o Governo deve investir capital, coletado dos impostos, para financiar as mudanças para descentralizar o fluxo de pessoas nos automóveis particular. Dessa forma, impedir que o bem-estar do povo seja prejudicado como no curta metragem.