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Enviada em: 28/02/2019

Com o intenso crescimento social e tecnológico proporcionado desde a primeira Revolução Industrial , ocorreu um intenso desenvolvimento na área de transporte , visto que se pode dar uma volta no mundo em menos de um dia com aviões , e que durante as Grandes Navegações , por exemplo, levaram-se meses para que lusitanos chegassem ao território atualmente pertencente ao Brasil . Porém , devido ao enorme número de veículos nas grandes cidades e ao falho transporte público , a locomoção tornou-se caótica e demorada , proporcionando ao brasileiro uma mobilidade urbana de péssima qualidade .   Primeiramente , de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de cinquenta milhões de veículos no Brasil , um a cada quatro pessoas .Conclui-se , portanto , que o enorme fluxo dentro das cidades é um impasse para a locomoção do cidadão , que pode ser solucionado com formas diferentes de transporte , como bicicletas e trens .   Primordialmente feito por Washington Luís , e concretizado por todo o país por Juscelino Kubitscheck , o rodoviarismo tinha por objetivo a integração do território brasileiro , a fim de facilitar o transporte de cargas . Todavia , tal fato acarreta hoje no desinteresse pelo investimento em novos meios de locomoção ,que somado à falha distribuição dos impostos pagos destinados a tal área , afeta a diversidade e qualidade do transporte público.   Assim com dito por Karl Marx , a realidade é dependente do contexto histórico e somente o ser humano possui a capacidade de transformá-la . Por conseguinte , os três poderes ( Judiciário , Legislativo e Executivo ) devem criar projetos que aumentem a diversidade do transporte urbano , como a construção de ciclovias e o investimento na ampliação do sistema ferroviário brasileiro , além de promover uma distribuição eficaz dos impostos , a fim de ampliar a mobilidade urbana e melhorar os transportes públicos já existentes .