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    Congestionamento histórico. 
     O processo de industrialização no Brasil teve como características a expansão do setor auto-mobilístico no seculo 20. Como consequência dessa expansão o país passa por problemas de mobilidade urbana.Tendo aspectos históricos,políticos e econômicos ,como agentes causadores ainda persistentes na sociedade atual .
     Nos anos 50, o país vivia um entusiasmo politico com a agenda desenvolvimentista de JK, que propunha incentivos para o aumento da produção automobilística,tais medidas aumentou significadamente o número de automóveis nas estradas brasileiras. Sendo assim, pode se observar que a falta de planejamento social oriunda dos anos 50 ainda traz impactos negativos sobre a mobilidade urbana nos dias atuais.
      Como visto,a falta de planejamento por parte dos políticos influência diretamente na fluidez das cidades.Dessa forma vê se também como um dos motivadores da ausência  de tal fluidez, as péssimas condições dos meios de transporte públicos, portanto inviabilizando o uso massivo por parte da população de tais serviços.
     Em países desenvolvidos,como o Japão, há uma intensa politica de conscientização da população sobre as vantagens do uso das bicicletas como meio alternativo de transporte,entre elas se destaca a economia, a proteção ao meio ambiente e consequente uma melhora na mobilidade urbana,visto a diminuição no número de carros e motos nas rodovias.
     Portanto, medidas são necessárias para enfrentar o congestionamento de razoes históricas no Brasil.Sendo o Governo Federal responsável por construir ciclovias em todo o país, por meio projetos de planejamento urbano, com o intuito de diminuir a frota de veiculos nas rodovias.Alem disso sera necessario incentivar o uso das ciclovias por meio de insenção de taxas sobre as bicicletas. Tais medidas serão suficientes para atenaur os impasses vigentes.