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Enviada em: 06/03/2019

O Plano de Metas foi um importánte programa de industrialização e modernização levado a cabo no presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um ‘’ ambicioso conjunto de objetivos setoriais’’. No entanto, quando se observa a atual conjuntura da mobilidade urbana no Brasil, hodiernamente, verifica-se que este ideal é constatado na teoria e não desejavelmente na prática. O problema ainda persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja por um sistema governamental inefíciente, seja pela crescimento exponencial populacional.         É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo Washington Luís, no qual o lema ‘’ Governar é abrir estradas’’ foi seguido em seu mandato como Presidente da República. De maneira análoga, nota-se que a questão da logística de transporte de pessoas ou serviços, implica diretamente a economia do país, na qual a sua base está no PIB (Produto Interno Bruto), uma vez que, teoricamente os ganhos deveriam retornar para a sociedades por meio do Governo federal. Entretanto, é evidente que encontrasse falhas nos serviços oferecidos, no qual se encontra-se obras superfaturadas inacabadas e planos que somente ficam no papel, levantado sua importância apenas em anos de eleições, como exemplo obras para a problemática da chuva na capital de São Paulo.      Outrossim, destaca-se crescimento exponencial populacional, como impulsionador do problema. De acordo com Karl Marx, afirma que o capitalismo priorizaria lucros em detrimento de valores. Haja vista que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2030 chegará em 206,8 milhões de habitantes no Brasil. Haja vista que já é uma realidade o número elevados de pessoas nos grandes centros urbanos, resultando em congestionamentos, atrasos no transporte públicos, como também elevado números de acidentes.         É evidente, portanto, que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma mobilidade mais diluída e contínua dentro dos grandes centros. Fazendo-se necessário que com o aumento populacional Ministério dos Transportes e das Cidades, tomem medidas para que os meios de locomoção no qual já foram implantados, possam serem utilizados da melhor forma possível, de maneira que potencialize o resultado para que eles foram criados. Tal como companhas em veículos abertos de comunicação em TV e Internet, informando os melhores horários de menor pico em determinado meio de transporte. Como também manter a manutenção em dia, para que desta forma não fiquem parados em pátios estando disponível para o público. Além do Ministério da justiça abrir sindicâncias para apurar as obras públicas inacabadas.