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Enviada em: 07/03/2019

A mobilidade urbana pode ser definida como a condição de deslocamento das pessoas dentro das cidades. No Brasil atual, essa conjuntura está cada vez pior devido o precário sistema de transporte público e a insuficiência na oferta de outros modais de locomoção, além do rodoviário. A melhoria do serviço ofertado e a disponibilidade de novas opções de traslado podem minimizar esse problema.     Grande parcela da população brasileira enfrenta desafios diários para se deslocar ao utilizar o transporte público nas cidades, especialmente o realizado por ônibus. Veículos ultrapassados e sem manutenção circulam em quantidade insuficiente, obrigando os passageiros a entrarem em carros superlotados sob pena de perderem o horário no trabalho ou na escola. Os problemas inspiraram até um quadro no programa Zorra Total, da Rede Globo. Nele, os personagens estabeleciam divertidas relações comerciais e de amizade, decorrentes do grande tempo que passavam no ônibus. A precária mobilidade urbana do Brasil real não foge a isso, mas ao invés de gerar algo prazeroso, como no programa de TV, ela causa transtornos como prejuízos econômicos e a perda de qualidade de vida.      Outra causa para a insuficiente mobilidade urbana nacional é a utilização prioritária do transporte rodoviário, em detrimento dos veículos sobre trilhos, das bicicletas e das embarcações. Com a população toda concentrada nas rodovias, ocorrem mais engarrafamentos, as estradas deterioram-se mais rapidamente e o ir e vir fica extremamente comprometido. A greve dos caminhoneiros, que ocorreu em todo o Brasil em 2018, é um exemplo do quanto o país é dependente desse tipo de transporte. Na ocasião, como os caminhoneiros deixaram de trazer combustível para os postos, carros e ônibus ficaram sem abastecer e com isso muitas pessoas não conseguiram sequer sair de casa. Se houvesse um maior incentivo para andar de bicicleta e acesso a outros meios de locomoção os cidadãos conseguiriam se deslocar efetivamente.       Assim, melhorar o transporte público e diversificar os modais de locomoção são medidas que devem ser postas em prática para facilitar a mobilidade urbana brasileira. Estados e municípios, por meio dos contratos firmados, e a sociedade, em manifestações, devem cobrar das empresas concessionárias do transporte público rodoviário mais qualidade no serviço ofertado à população. O governo federal, por meio de parcerias público-privadas, precisa instalar novas linhas de metrô nas cidades onde a demanda é maior e liberar verbas para que os programas de navegabilidade pelos rios, que tiveram início em várias cidades durante a Copa de 2014, sejam postos em prática. Empresas e ONGs podem contribuir com maior oferta de bicicletas para aluguel e os usuários precisam cobrar das prefeituras a instalação de ciclovias. Ações como essas podem facilitar a mobilidade no Brasil.