Materiais:
Enviada em: 13/07/2019

Segundo a Constituição Cidadã, é fundamental ao ser humano o direito de ir vir. Entretanto, percebe-se que tal direito não é totalmente garantido no Brasil, visto que a precária mobilidade urbana do País tolhem essa livre locomoção. Isso se deve, mormente, à falta de políticas públicas eficientes e à ausência de fiscalização sobre a circulação excessiva de veículos nos centros urbanos. Logo, ações e medidas que visem a melhora da locomobilidade citadina são imprescindíveis.       Nesse contexto, a máxima do urbanista Juciano Martim Rodrigues: "Ser possível sonhar com dias sem carros e lutar por dias de transporte público decente", evidencia a perspectiva de que há desafios na melhora da locomoção em cidades, principalmente no transporte público, visto que este influência na compra de mais automóveis pelo cidadão urbano, por apresentar lotações, infraestrutura deficiente e deslocamento precário. Tal fato confirmado verdadeiro, já que segundo o IBGE, 90% das cidades brasileiras não possuem transporte público e que nas cidades que possuem, a locomoção entre a casa e o trabalho leva em média uma hora.        Por conseguinte, resultados negativos oriundos da problemática supracitada são observados, como o agravamento de problemas ambientais devido a combustão dos motores automotivos, são causados pela ausência de fiscalização de leis por parte do Governo. Nesse sentido, o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, o qual afirmava, "o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe", demonstra que devido a carência de regulamentação estatal sobre a mobilidade citadina, o corpo social normaliza tal situação e mostra-se inerte em relação a esse conflituoso cenário.       Portanto, é de fulcral relevância a melhora da mobilidade urbana do Brasil. Para tanto, é dever de ONGs ambientalistas, juntamente com a Mídia, estimular, por meio de campanhas, o uso de veículos coletivos ou alternativos, pela população, a fim de reduzir o número de carros particulares nas vias citadinas. Outrossim, cabe ao Ministério do Desenvolvimento, além da ampliação da rede pública de transportes, ações como a implantação de ciclovias e a adoção do rodízio veicular sejam executadas em todas as metrópoles nacionais pelos governantes, visando ao fim dos congestionamentos e, consequentemente, à redução dos problemas ambientais. Assim, será possível melhorar a mobilidade urbana brasileira.