Envie sua redação para correção
    O verso do compositor Lenine na música "paciência" poderia inspirar as políticas públicas, as regras e a conduta dos usuários da malha viária. No brasil a realidade do trânsito mostra-se excludente, uma vez que desprivilegia os indivíduos pertencentes às classes menos favorecidas.Além disso, essa questão está relacionada ainda, a um problema ambiental. O que demonstra a urgência de politicas públicas que tornem igualitárias as condições dos usuários . 
          Em primeira análise pontua-se que, ao decorrer da primeira revolução industrial , os trabalhadores  em busca de uma  melhor condição de vida realizaram o êxodo rural ,ou seja migraram para os grandes centros urbanos ,superlotando-os e ocasionando a criação de muitas periferias distantes dos centros comerciais. Nesse sentido a situação atualmente ainda é a mesma , embora tais meios tenham passado por mudanças significativas, a realidade da discriminação social é discrepante, visto que os indivíduos mais carentes por morarem mais distante do trabalho,e por não possuírem transporte próprio, acabam tendo que se submeter aos meios públicos de transporte que na maior parte das vezes atrasam e estão sobrecarregados de indivíduos e podendo ser assediados como ocorreu na Grande São Paulo , onde 15 mulheres estavam sendo molestadas dentro do metrô , segundo O Globo.
    
          Outrossim, mais uma consequência desse cenário é a poluição do ar , em virtude da grande quantidade de automóveis circulando pelas cidades e o alto numero de congestionamentos , a queima de combustíveis fósseis ,como a gasolina, se elevam e há liberação do gás carbônico, que em alta quantidade no meio ambiente pode trazer uma série de viés ao seres vivos como : presença de chuva ácida , aumento da temperatura , mudanças climáticas constantes e doenças como febre , gripe , viroses. Segundo o Estadão Carros são responsáveis por 90% da poluição do ar em São Paulo, respirar o ar da capital paulista equivale a fumar dois cigarros por dia. 
          Portanto, para conseguir melhorias sociais e ambientais em questão da mobilidade urbana é imprescindível uma intervenção do Estado , de modo que o Ministério do Meio Ambiente , por meio de incentivo financeiro de empresas privadas, deve elaborar programas de disponibilidade de bicicletas para uso público , a fim de diminuir o gás carbônico liberado pelos meios de transportes tradicionais, E assim conseguir menores índices de casos de virose, ademais junto com os veículos midiáticos deve elaborar campanhas educativas acerca do tema com o finto de sensibilizar a sociedade moderna atual. Somente assim a música de Lenine atingira todos os seus objetivos.