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Enviada em: 05/04/2019

Durante a década de sessenta e setenta, Juscelino Kubitschek desenvolve o transporte ferroviário no Brasil, objetivando trazer para o país as grandes montadoras, impulsionar a indústria e promover a interiorização. Entretanto, ao contrário do objetivo inicial, tal medida trouxe péssimas consequências para a atualidade. É necessário, assim, discutir a ineficiência do Estado em solucionar a problemática e os impactos dessa conduta.     Mormente, é indubitável a ausência de políticas públicas eficientes no Brasil. Nesse contexto, levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que a frota de veículos aumentou em 400% no país. Com efeito, esse é o resultado da falta de investimentos públicos no transporte alternativo, como as ciclovias, VLT's (Veículos Leves sobre Trilhos) e hidrovias, os quais além de serem capazes de descongestionar os grandes centros urbanos, são menos poluentes. Percebe-se, dessa maneira, a absurda falha do governo em prover qualidade de vida aos brasileiros.      Ademais, é inocente acreditar que essa conduta não traz consequências para o país. Sob tal ótica, para além da física, a Terceira Lei de Newton já dizia que para toda ação existe uma reação de mesma intensidade. De fato, a demasiada utilização de veículos individuais lançam para a atmosfera gases poluentes como o CO2 e CO, os quais geram inversão térmica, aquecimento, etc. Além disso, os ruídos e congestionamentos causam grande estresse. Portanto, é inaceitável que com tantas alternativas os cidadãos sejam submetidos a essas condições.     Destarte, fica axiomática a necessidade da mitigação dos desafios para a melhoria da mobilidade urbana no Brasil. Diante disso, urge que o Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério do Transporte, ratifique uma lei que exija uma porcentagem mínima dos impostos para a promoção da multimodalidade, com foco nos transportes menos poluentes, de modo a aumentar a fluidez e diminuir os impactos ambientais. Somente com medidas como essa, o bem-estar da população será garantido.